Artigo que resume ideias defendidas pela APMGF para o futuro da MGF foi o mais destacado no ÍndexRMP

O artigo «Um Novo Futuro para a Medicina Geral e Familiar em Portugal», publicado na Revista Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (RPMGF) e cujo 1ª autor é o colega Gil Correia, foi distinguido como o artigo mais destacado da última semana no Índex das Revistas Médicas Portuguesas (ÍndexRMP). O ÍndexRMP, agora totalmente renovado, é a única base de dados que reúne os artigos de todas as mais de 200 revistas médicas portuguesas, de forma exaustiva, desde há mais de 30 anos.

Segundo Gil Correia, este artigo “contém os princípios que a APMGF defende para a implementação da Medicina Geral e Familiar em Portugal. Reforça a importância do Médico de Família no sistema de saúde português e no seu SNS, explicitando as competências específicas e o papel no acompanhamento da Pessoa e da Família”.

Na realidade, o artigo em causa é o resumo de um trabalho que se iniciou em 2021, pela anterior Direção Nacional da APMGF, e que conduziu à publicação do livro «Um Novo Futuro para a Medicina Geral e Familiar». “Algumas das medidas defendidas já foram entretanto implementadas mas uma parte substancial mantém-se atual e por realizar, nomeadamente relativamente a formas de compensação por desempenho e carga de trabalho, bem como modificações para o sistema de qualidade das unidades”, recorda Gil Correia.

 

Leia Também

“Quem em abril não varre a eira e em maio não rega a leira, anda todo o ano em canseira!” Próximas Conversas sobre Investigação no dia 29 de abril!

Preencha o questionário do projeto SPACE e ajude a depurar as práticas de prescrição social

Ao deambular na cidade o homem deixa-se habitar pelas pulsões criativas que estão em todo o lado… inclusive nos hospitais

Recentes