Adira ao May Measurement Month!

O MMM, ou May Measurement Month (Mês de Maio da Medição da Pressão Arterial), é uma campanha de consciencialização global iniciada pela Sociedade Internacional de Hipertensão (ISH), representante de cientistas, profissionais de saúde e aliados com interesse comum na Hipertensão arterial (HTA). A campanha no nosso país é liderada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH).

A iniciativa começou em 2017, e a ideia passa por contar com voluntários de todo o mundo que medem a pressão arterial a adultos e fazem promoção da saúde com conselhos especialmente dirigidos a medidas para redução/ controlo da HTA. Têm sido rastreados milhões de indivíduos, encontrando sempre taxas muito elevadas de desconhecimento de diagnóstico ou mau controlo, e sob os quais foi possível tomar medidas para melhoria da saúde. Os resultados têm sido publicados no The Lancet Global Health, e jornais europeus.

À exceção dos últimos 2 anos, mais afectados pela pandemia, Portugal tem participado na iniciativa, em 2017 com 310 registos, em 2018 mais de 900, e em 2019 com mais de 2000 indivíduos rastreados. Este ano já estão inscritos 88 países, incluindo Portugal.

Por todos estes motivos, a SPH convida todos os interessados a participar no MMM, com uma medida simples: medição da PA a indivíduos adultos entre 1 de maio e 31 de agosto e registo de dados em App específica (ou excel). Saiba como participar através deste documento.

Questionário sobre rastreio de doença renal crónica

A European Kidney Health Alliance (EKHA) – uma plataforma europeia na área da Nefrologia que reúne representantes de profissionais de saúde, doentes e familiares e associações ou fundações que trabalham neste domínio – criou um questionário através do qual procura reunir informação sobre programas e iniciativas de rastreio ligadas à doença renal crónica nos cuidados de saúde primários, nos diversos países do Velho Continente.

Deste modo – e em parceria com a Região Europeia da organização mundial dos médicos de família (WONCA Europe) – a EKHA convida os colegas a preencherem um questionário cujo objetivo central é o de compreender a visão que os profissionais têm relativamente ao rastreio da doença renal crónica e a efetiva concretização de iniciativas neste campo, na prática clínica. A participação de todos é da máxima importância, no sentido de aperfeiçoar estratégias, ao nível europeu e em cada território nacional, para a prevenção do agravamento da doença renal.

EHKA
Menu