Participe no Cardiology at a glance – edição MGF 2024

A CUF Academic Center e o Centro de Simulação CUF vão realizar, com o patrocínio científico da APMGF, a reunião «Cardiology at a glance – edição MGF 2024», a 13 setembro de 2024, no Hospital CUF Descobertas. Pode inscrever-se aqui.

Trata-se uma reunião intensiva de dum dia, com carga horária de oito horas, cujo objetivo passa por dar a conhecer de forma clara e didática o estado da arte em Cardiologia em 2024 à luz das últimas guidelines. Pretende-se que os participantes possam, entre outras aquisições, conhecer algumas das principais controvérsias atuais em Medicina Cardiovascular, saber como prevenir a doença cardiovascular, abordar os principais sinais e sintomas do doente cardíaco, diagnosticar as principais doenças cardíacas e epidemias cardiovasculares do século XXI, interpretar os principais exames complementares cardiológicos, tratar as doenças cardíacas mais frequentes, fazer o “follow-up” das principais patologias cardíacas e saber quando referenciar e como se articular com a Cardiologia.

Conheça em detalhe o programa do 30º Congresso Nacional de Medicina Interna!

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar o 30º Congresso Nacional de Medicina Interna entre 23 e 26 de maio, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura. Pode consultar o programa da iniciativa aqui.

O programa integra sessões para discussão de casos clínicos com peritos e inúmeras mesas redondas dedicadas a temas centrais para a atividade clínica dos médicos de família. Destaque, em acréscimo, para a conferência de abertura a cargo da ex-ministra da Saúde, Maria de Belém Roseira, onde se falará sobre a atualidade e o futuro do SNS e as masterclasses com Kamram Abbasi (editor-chefe da BMJ) e Frederico Guanais (diretor-adjunto da OCDE), centradas respetivamente nos riscos de guerras nucleares e o acesso ao serviço de urgência em Portugal. Haverá ainda espaço e tempo para a atualização em guidelines com Paul Stevens (chair das CKD KDIGO Guidelines), Raffaele Scala (primeiro autor das Guidelines ONAF ERS), Rajiv Jalan (autor das Guidelines ACLF) e Dimitrios Boumpas (chair das Guidelines SLE EULAR).

Por fim, realce para as conversas de fim de tarde, com Daniel de Matos (médico da Presidência da República) e Tiago Nogueira (cirurgião e músico nos “Quatro e Meia”) – os quais pretendem demonstrar que o conhecimento da Medicina Interna não se esgota no hospital – e a conferência de encerramento, proferida por Luís Campos (presidente do Conselho Português para a Saúde e para o Ambiente) e direcionada para a importância do ambiente na saúde das populações.

Participe no 12º Congresso de Ortopedia Infantil em Viana do Castelo

O 12º Congresso da Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica (SPOP) vai decorrer entre 18 e 20 de abril de 2024, no Hotel Axis em Viana do Castelo. Pode inscrever-se aqui e consultar o programa preliminar da iniciativa aqui. Haverá também lugar para apresentação de trabalhos sob a forma de comunicações livres ou posters, sendo atribuído um prémio à melhor comunicação e ao melhor poster. Os trabalhos devem ser enviados até 31 de março para ortopediainfantil@spot.pt.

A organização do congresso inclui um curso pré-congresso a decorrer no dia 18 de abril sendo os temas a debater as diferenças de comprimento dos membros inferiores, os desvios em varo e valgo dos membros inferiores, o “Intoeing”, o fisiológico, o patológico e suas etiologias, quando referenciar… Será também abordado o tratamento médico dos desvios axiais assim como o crescimento guiado!

O congresso propriamente dito, com início no dia 19, terá como temas durante a manhã desse dia o tratamento cirúrgico das dismetrias e desvios axiais e durante a tarde o que há de novo na patologia da anca. Nesta sessão, serão debatidas modernas abordagens terapêuticas, nomeadamente novas tecnologias na planificação cirúrgica contando para tal com vários oradores, nacionais e estrangeiros. No dia 20, as fraturas do cotovelo serão a patologia em análise, já que constituem um motivo frequente de observação e tratamento no serviço de urgência por todos os ortopedistas.

XIII Congresso Nacional de Queimados a 13, 14 e 15 de junho de 2024

A Associação Amigos dos Queimados (AAQ) e a Sociedade Portuguesa de Queimaduras (SPQ) vão organizar o XIII Congresso Nacional de Queimados (XIII CNQ) na cidade da Guarda, nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2024, no auditório do NERGA. Pode recolher mais informações e inscrever-se na iniciativa aqui.

O evento tem patrocínio oficial da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética (SPCPRE), o que vem sublinhar a importância desta reunião científica no panorama nacional bem como o carácter multidisciplinar e interprofissional de que se reveste.

O Congresso Nacional de Queimados é o ponto de encontro de todos os profissionais de saúde ligados ao tratamento das queimaduras (médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, etc.) e principal fórum sobre os últimos avanços no tratamento desta patologia.

Liga Portuguesa Contra o Cancro disponibiliza guia prático para MF

A Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Sul (LPCC-NRS) desenvolveu um «Guia Prático para Médicos de Medicina Geral e Familiar», ao qual pode aceder aqui. Este documento explicita os eixos de atuação da LPCC e dá informações importantes sobre as tipologias de apoio oferecido por aquela entidade quer aos doentes (nas vertentes social, jurídica e psico-oncológica, nomeadamente), quer ao nível dos rastreios e suporte aos profissionais da MGF, nas componentes da formação e investigação em Oncologia, por exemplo.

Aconselhamos os colegas a consultarem também o calendário para 2024 de ações de deteção precoce da LPCC para:

• Cancro da pele

• Cancro da cavidade oral

I Encontro Nacional de Fisioterapia: Fisioterapia e MGF – uma oportunidade de futuro

A Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO), com o apoio institucional da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), vai realizar nos próximos dias 17 e 18 de maio de 2024, no Porto, o I Encontro Nacional de Fisioterapia (ENFISIO’24).

Alicerçado na missão de incrementar o conhecimento dos profissionais de saúde, a APFISIO, com o apoio institucional da APMGF, decidiu organizar um evento conjunto com o objetivo primário de clarificar a importância da relação entre os especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) e os Fisioterapeutas, bem como demonstrar a mais-valia que esta sinergia representa para a obtenção de ganhos em Saúde importantes, especialmente na intervenção junto das condições que constituem um elevado burden of disease em Portugal.

Na seleção das condições, optou-se pelas quatro condições que coincidem com uma intervenção mais efetiva da Fisioterapia e nas quais os cuidados de saúde primários serão cada vez mais a primeira linha para ajudar a gerir e prevenir: DPOC, Osteoartrose, Lombalgia e Quedas em adultos mais velhos.

Nesta primeira edição do Encontro Nacional de Fisioterapia (ENFISIO’24), espera-se a participação ativa de referências da área médica e da fisioterapia, sempre com o intuito de se esclarecer a complementaridade e mais valia do estreitamento da relação entre ambas as áreas profissionais.

As inscrições irão abrir em breve e os colegas interessados em contribuir para a organização deste evento podem responder ao Call to Action através deste link. Para mais informações, siga as publicações da APFISIO e da APMGF.

Reserve lugar nos cursos do 30º Congresso Nacional de Medicina Interna!

No âmbito do 30º Congresso Nacional de Medicina Interna, que decorre de 23 a 26 de maio, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, a Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) oferece a oportunidade não só de participar em sessões científicas, mas também de frequentar oito cursos pré-congresso, que se realizam entre os dias 18 e 23 de maio.

Os temas dos cursos à disposição dos participantes são: POCUS, Suporte Avançado de Vida, Procedimentos Eco-Guiados, Ventilação Não Invasiva, Tratamento da DM Tipo 1, Abordagem de Lesões Cutâneas, Introduction to Musculoskeletal and Vascular Ultrasound e TEV. Estas ações formativas decorrem entre Vila Real e Vilamoura. Pode inscrever-se e obter mais informações sobre os cursos pré-congresso aqui. As inscrições nos cursos encerram no dia 23 de abril de 2024, ou antes desta data, se as vagas esgotarem.

AADIC lança monofolha sobre Insuficiência Cardíaca e Atividade Física

A Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) desenvolveu uma monofolha sobre a temática “Insuficiência Cardíaca e a Atividade Física”, dando corpo à sua missão de proporcionar aos doentes com Insuficiência Cardíaca e sócios uma melhor qualidade de vida.

A monofolha responde a questões e apresenta informações úteis sobre os benefícios e procedimentos relacionados com a prática de atividade física. O documento dá ainda orientações para que os doentes possam realizar, em casa ou ao ar livre, alguns exercícios físicos e assim melhorar a sua condição clínica. A prática de estilos de vida saudáveis, constitui um elemento muito importante na promoção da saúde e no combate à doença. Estes estilos de vida saudáveis compreendem, entre outros aspetos, o exercício físico regular, uma alimentação saudável, o combate à obesidade e a comportamentos viciantes, etc.