CURRICULUM – 2ª Edição

A Associação de Internos de Medicina Geral e Familiar da Zona Norte (AIMGFZN) vai realizar a 2ª edição do evento “CURRICULUM”, que terá lugar nos dias 2 e 9 de julho de 2022, em formato online. Em breve serão abertas as inscrições.

A iniciativa apresenta como principal objetivo dotar os internos de Medicina Geral e Familiar dos conhecimentos e capacidades que lhes permitam cumprir os objetivos curriculares previstos para os vários anos de formação específica, como sendo o estudo das famílias, o estudo da lista, o estudo da consulta, a leitura da grelha curricular e o curriculum vitae.

Para tal, o evento conta com a colaboração de Especialistas de Medicina Geral e Familiar que partilharão o seu conhecimento e a sua experiência sobre as temáticas. Para mais informações contacte através do endereço aimgfzonanorte@gmail.com.

Programa da Iniciativa CURRICULUM

Contribua para o mapeamento nacional de projetos de integração de cuidados

A Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC) é uma associação sem fins lucrativos, constituída em abril de 2014, por um conjunto multidisciplinar de profissionais – investigadores, administradores hospitalares, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos e outros, unidos pela convicção que a Integração de Cuidados é uma condição fundamental para a melhoria da qualidade dos cuidados prestados, bem como para a sustentabilidade do Sistema de Saúde. Tem por missão contribuir para a promoção, divulgação, implementação e desenvolvimento da Integração de Cuidados em Portugal.

Neste contexto, a PAFIC está a promover um inquérito de âmbito nacional, para levantamento dos projetos/intervenções existentes na área de integração de cuidados, pelo que convida as equipas que promovem e dinamizam estas iniciativas e projetos/intervenções no terreno a entrar na página da PAFIC, a abrir o separador Mapeamento Integração de Cuidados e a usar a palavra passe Insights_2022#! para responder ao questionário que permitirá a caracterização do trabalho que está a desenvolver.

Depois de submeter os seus dados, será criado um PDF a ser enviado para o mail que indicar. O seu projeto será posteriormente introduzido no separador Mapa de Projetos, passando a fazer parte desse repositório. Poderá, portanto, ser consultado por quem visitar o site e integrar um repositório atualizado e dinâmico sobre as iniciativas de integração de cuidados, a nível nacional, de forma a fomentar a replicação das mesmas.

PAFIC

Adira ao May Measurement Month!

O MMM, ou May Measurement Month (Mês de Maio da Medição da Pressão Arterial), é uma campanha de consciencialização global iniciada pela Sociedade Internacional de Hipertensão (ISH), representante de cientistas, profissionais de saúde e aliados com interesse comum na Hipertensão arterial (HTA). A campanha no nosso país é liderada pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH).

A iniciativa começou em 2017, e a ideia passa por contar com voluntários de todo o mundo que medem a pressão arterial a adultos e fazem promoção da saúde com conselhos especialmente dirigidos a medidas para redução/ controlo da HTA. Têm sido rastreados milhões de indivíduos, encontrando sempre taxas muito elevadas de desconhecimento de diagnóstico ou mau controlo, e sob os quais foi possível tomar medidas para melhoria da saúde. Os resultados têm sido publicados no The Lancet Global Health, e jornais europeus.

À exceção dos últimos 2 anos, mais afectados pela pandemia, Portugal tem participado na iniciativa, em 2017 com 310 registos, em 2018 mais de 900, e em 2019 com mais de 2000 indivíduos rastreados. Este ano já estão inscritos 88 países, incluindo Portugal.

Por todos estes motivos, a SPH convida todos os interessados a participar no MMM, com uma medida simples: medição da PA a indivíduos adultos entre 1 de maio e 31 de agosto e registo de dados em App específica (ou excel). Saiba como participar através deste documento.

Questionário sobre rastreio de doença renal crónica

A European Kidney Health Alliance (EKHA) – uma plataforma europeia na área da Nefrologia que reúne representantes de profissionais de saúde, doentes e familiares e associações ou fundações que trabalham neste domínio – criou um questionário através do qual procura reunir informação sobre programas e iniciativas de rastreio ligadas à doença renal crónica nos cuidados de saúde primários, nos diversos países do Velho Continente.

Deste modo – e em parceria com a Região Europeia da organização mundial dos médicos de família (WONCA Europe) – a EKHA convida os colegas a preencherem um questionário cujo objetivo central é o de compreender a visão que os profissionais têm relativamente ao rastreio da doença renal crónica e a efetiva concretização de iniciativas neste campo, na prática clínica. A participação de todos é da máxima importância, no sentido de aperfeiçoar estratégias, ao nível europeu e em cada território nacional, para a prevenção do agravamento da doença renal.

EHKA
Menu