I Fórum Ibero-americano de Saúde do Homem Novembro Azul

A Confederação Americana de Urologia, a Sociedade Brasileira de Urologia e a Associação Portuguesa de Urologia vão promover no dia 23 de novembro de 2022 (pelas 21h00, hora de Portugal Continental) o I Fórum Ibero-americano de Saúde do Homem Novembro Azul, em formato on-line. Pode inscrever-se através deste link e recolher mais informações sobre o programa aqui.

Entre os temas a abordar estarão tópicos como a epidemiologia e o rastreio do cancro da próstata no espaço ibero-americano, o impacto do cancro do pénis, bexiga e rim na América Latina, a evolução da morbilidade e mortalidade do cancro da próstata em Portugal e o plano para a redução da mortalidade por doenças oncológicas na Europa.

II Encontro Nacional de Integração de Cuidados e Integrated Care Award

A Portuguese Association for Integrated Care (PAFIC), uma associação sem fins lucrativos, constituída por um conjunto multidisciplinar de profissionais (investigadores, administradores hospitalares, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, engenheiros, assistentes sociais, entre outros), vai organizar o seu II Encontro Nacional de Integração de Cuidados (ENIC II), sob o lema «O doente crónico e crónico complexo», nos dias 24 e 25 de novembro, no Centro de Congressos de Aveiro.

A PAFIC escolheu este tema porque ilustra bem a necessidade de Cuidados Integrados Centrados nas Pessoas. Pode recolher mais informação e inscrever-se na iniciativa aqui. Conheça também o programa.

A organização irá também entregar, pela primeira vez, o Integrated Care Award, cujo regulamento pode descarregar aqui.

Questionário sobre rastreio de doença renal crónica

A European Kidney Health Alliance (EKHA) – uma plataforma europeia na área da Nefrologia que reúne representantes de profissionais de saúde, doentes e familiares e associações ou fundações que trabalham neste domínio – criou um questionário através do qual procura reunir informação sobre programas e iniciativas de rastreio ligadas à doença renal crónica nos cuidados de saúde primários, nos diversos países do Velho Continente.

Deste modo – e em parceria com a Região Europeia da organização mundial dos médicos de família (WONCA Europe) – a EKHA convida os colegas a preencherem um questionário cujo objetivo central é o de compreender a visão que os profissionais têm relativamente ao rastreio da doença renal crónica e a efetiva concretização de iniciativas neste campo, na prática clínica. A participação de todos é da máxima importância, no sentido de aperfeiçoar estratégias, ao nível europeu e em cada território nacional, para a prevenção do agravamento da doença renal.

EHKA
Menu