A especialista em MGF Marta Fonseca concluiu no passado dia 19 de fevereiro provas de doutoramento em Ciências da Saúde na Faculdade de Ciências Médicas|NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa, com a tese «Concept mapping as a tool to facilitate clinical reasoning in complex multimorbidity cases in undergraduate primary care curricula». A tese em causa e a investigação na sua base surgem suportadas em três componentes: uma revisão da literatura, um estudo qualitativo exploratório e um estudo de implementação em larga escala. O objetivo essencial do projeto de investigação foi o de avaliar de que modo os mapas conceptuais podem promover o raciocínio clínico na gestão de vinhetas clínicas de doentes com multimorbilidade, em alunos do estágio clínico de Medicina Geral e Familiar. Pretendia-se, desta forma, aquilatar a mais-valia dos mapas conceptuais enquanto ferramenta pedagógica destinada a estimular o pensamento clínico crítico e a integração de conhecimentos e comparar a validade de tal método face a estratégias de ensino médico convencionais.

As conclusões dos três estudos que estão na base deste doutoramento apontam para os mapas conceptuais como ferramentas pedagógicas que estimulam a metacognição em estudantes de medicina, permitindo-lhes integrar as ciências básicas e conceitos clínicos, através de uma representação visual do conhecimento. Ficou patente que este tipo de abordagem favorece o pensamento reflexivo e o raciocínio clínico na gestão da multimorbilidade e embora não tenha ficado definitivamente provada a superioridade da metodologia centrada em mapas conceptuais sobre os métodos tradicionais de ensino, os potenciais benefícios tornaram-se irrefutáveis. A investigação mostra também que a integração de mapas conceptuais no ensino médico poderá capacitar futuros médicos de família com ferramentas essenciais para promover o raciocínio clínico, além de contribuir para o avanço da educação médica em Portugal.
O júri da prova foi presidido por Miguel Cardoso de Seabra (Professor Catedrático na NOVA Medical School) e teve nas funções de vogais António Rendas (Professor Catedrático Jubilado na NOVA Medical School), Isabel Santos (Professora Associada Aposentada na NOVA Medical School), Roberto de Albuquerque (Professor Associado Convidado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto – FMUP), Carlos Robalo Cordeiro (Professor Catedrático na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra) e Mário Santos (Professor Associado Convidado no ICBAS), atuando os dois últimos elementos como arguentes. Os orientadores da tese foram António Rendas e Bruno Heleno (ambos da NOVA Medical School).
Graças a este doutoramento, Marta Fonseca consegue deixar uma marca positiva em dois territórios adjacentes, ensino e prática clínica: “com este trabalho, pretendo contribuir para o ensino médico, auxiliando no caminho que ainda precisa ser percorrido no desenvolvimento de competências que promovam o raciocínio clínico. De forma mais concreta, na área do doente com multimorbilidade, em que frequentemente não dispomos de orientações específicas e não podemos simplesmente aplicar o somatório da melhor evidência disponível para cada uma das patologias. Realizei este trabalho utilizando mapas conceptuais e acredito que esse caminho será realizado em breve com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial. Contudo, a capacidade de desenvolver um raciocínio correto, adequado, organizado e que integre as múltiplas fontes de informação é um processo complexo. Se ensinado e treinado na fase pré-graduada, terá certamente um impacto positivo no desempenho e na prestação de cuidados de saúde pelos futuros médicos”.