Uma equipa de investigação da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, liderada pela investigadora principal Micaela Gregório, está a desenvolver um estudo que tem por objetivo essencial validar o instrumento internacional «Patient Decision Aid Standards» (IPDAS) para a língua portuguesa, visando avaliar a sua fiabilidade e validade psicométrica. Pode contribuir para este projeto de investigação através do preenchimento do formulário online do estudo.
O estudo em causa, ao qual foi atribuída uma Bolsa de Investigação APMGF/AICIB em 2024, consistirá na aplicação do instrumento IPDAS a uma amostra de participantes bilingues (fluentes na língua portuguesa e inglesa), seguida da análise estatística dos resultados obtidos.
A sua participação neste estudo não acarreta quaisquer despesas. Os benefícios incluem a contribuição para o desenvolvimento de ferramentas de apoio à decisão em saúde validadas que podem ser utilizadas na população portuguesa. O envolvimento neste estudo é voluntário e os participantes mantêm o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem consequências negativas. Todos os dados serão tratados de forma confidencial e em conformidade com a legislação em vigor. Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.












