Recomendações Clínicas – Álcool e Cuidados de Saúde Primários

O conteúdo temático dos Problemas Ligados ao álcool corresponde a um importante problema de saúde na sociedade portuguesa e um dos principais pontos da agenda da Comissão Europeia no sentido de delinear estratégias para a redução dos Problemas Ligados ao Álcool já que a União Europeia é das regiões do mundo com a proporção mais alta de consumidores de álcool e das mais altos níveis de consumo de álcool per capita.
Em Portugal, o Projecto Europeu PHEPA, sobre a Abordagem dos Problemas ligados ao álcool nos Cuidados de Saúde Primários (PHEPA “Integrating Health Promotion interventions  for Hazardous and Harmful Alcohol Consumption into Primary Health Care Professional`s Daily   Work) foi ao encontro de algumas prioridades identificadas na resolução dos Problemas ligados ao álcool, na articulação com os Cuidados de Saúde Primários. O projecto PHEPA enquadra-se na Estratégia Europeia de Saúde Pública e no European Alcohol  Action Plan  da Organização Mundial da Saúde. É coordenado pelo Departamento de Saúde e Segurança Social do Governo da Catalunha e financiado pela Comissão Europeia.
A finalidade deste Projecto Europeu consiste em integrar as intervenções relacionadas com o consumo excessivo de álcool ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, no âmbito da promoção da saúde, em vários estados membros da União Europeia, entre os quais se inclui Portugal. Em particular pretendeu definir recomendações europeias e orientações clínicas a nível Europeu, criar um programa de formação e treino para os profissionais de saúde para reduzir o consumo excessivo bebidas alcoólicas dos utentes dos Cuidados de Saúde Primários e divulgar evidência em diferentes domínios relacionados com o álcool através de um site na Internet.(www.phepa.net).

A APMGF e o IDT publicaram a tradução do manual de orientações clínicas e intervenções breves dos PLA adaptado à realidade da MGF portuguesa a partir do Manual de orientações do PHEPA (Projecto Europeu de Cuidados Primários e Álcool).

Related Articles

Nenhum resultado encontrado.

Menu