A Delegação Distrital de Viseu da APMGF vai realizar no dia 5 de dezembro de 2025, entre as 09h30 e as 13h00, em formato on-line (plataforma Zoom), a sessão formativa «Abordagem de úlceras do membro inferior nos CSP». A inscrição é gratuita para sócios da APMGF e tem um valor de 20€ para não sócios, podendo ser formalizada através deste link. O número limite de inscritos é de 60 participantes.
A iniciativa terá como formadoras Natália Santos (especialista em Cirurgia Geral na Unidade Local de Saúde de Viseu Dão/Lafões – ULSVDL) e Inês Madanelo (especialista de MGF na USF Grão Vasco). “Nesta formação serão abordados tópicos como as principais etiologias da úlcera do membro inferior e como diferenciá-las, como descrever uma úlcera e como aplicar o TIMERS. Tudo isto baseado no modelo Wound bed preparation. Será uma formação prática, repleta de ferramentas para uso clínico no dia a dia”, avança Carla Moreira, delegada distrital da APMGF em Viseu.
Ainda segundo aquela responsável, o motivo que levou a delegação a organizar uma sessão específica na mencionada área clínica prende-se com a “prevalência destas situações (alta e crescente, atendendo ao envelhecimento populacional), aliada à fraca aposta na formação pré e pós graduada nesta temática”. Carla Moreira não tem dúvidas de que quem participar na sessão do dia 5 de dezembro vai sair de imediato mais preparado para lidar com esta necessidade em saúde: “após o término da formação, os participantes estarão capacitados a olhar para uma ferida crónica do membro inferior, compreende-la na sua etiologia, identificar possíveis obstáculos à sua cicatrização e orientar o melhor tratamento adequado à circunstância (desde o penso, aos tratamentos adjuvantes e à referenciação). Aptos a serem membros ativos, integrados e essenciais à sala de tratamentos das suas unidades de saúde!”.













