Grupo de Estudos One Health

Descrição do conceito de One Health:

A abordagem One Health (Uma Só Saúde) reconhece a ligação entre pessoas, animais e ambiente com o objetivo de alcançar melhores resultados na área da saúde. A saúde humana está ligada a todos os seres vivos que nos rodeiam e ao ambiente. o conceito de Uma Só Saúde, reconhecido como uma abordagem sinérgica e interdisciplinar entre a saúde humana, animal e ambiental, tem ganho cada vez mais destaque internacionalmente, implicando a colaboração entre os vários setores dedicados a estas áreas e com o objetivo final de conseguir um Mundo mais saudável e sustentável.

Objetivos Gerais do Grupo de Estudos One Health:

  1. Promover o conceito One Health (Uma Só Saúde) entre os Médicos de Família, outros profissionais e utentes;

  2. Promover uma abordagem sinérgica, integradora e interdisciplinar entre os vários setores da Saúde: Humana, Animal e Ambiental;

  3. Promover o desenvolvimento sustentável;

  4. Contribuir para a adoção de práticas mais sustentáveis nos cuidados de saúde tendo como objetivo uma melhor saúde humana, animal e ambiental;

  5. Promover a literacia ambiental dos Médicos de família, outros profissionais e utentes.

Objetivos Específicos do Grupo de Estudos One Health:

  1. Desenvolver folhetos sobre:

  • O conceito Uma Só saúde e como o podemos aplicar no trabalho e fora deste;

  • Principais ameaças ambientais à saúde humana;

  • Resistência aos antibióticos e abordagem Uma Só Saúde;

  • Saúde animal e o conceito One Health: doenças transmitidas por vetores, pela água, doenças re-emergentes, etc.;

  • Alimentação e segurança alimentar;

  1. Propor medidas para tornar os locais de trabalho e eventos da Associação Portuguesa de MGF (APMGF) mais amigos “Uma Só Saúde”;

  2. Propor uma mesa em eventos da APMGF;

  3. Realização de um Workshop no Encontro Nacional APMGF;

  4. Colaboração com entidades com objetivos comuns, por exemplo: Conselho Português para a Saúde e Ambiente, Health Care Without Harm (…);

  5. Tradução para português de informação relevante;

  6. Parceria com entidades que façam formação nesta área (por ex. academia);

  7. Colaboração com outros grupos de estudo da APMGF;

  8. Criar um “nudge”;

  9. Caracterizar o estado da arte em termos de consciencialização dos profissionais de saúde;

  10. Sensibilização nas escolas sobre o conceito One Health.

Fundamentação

Nas últimas décadas, a investigação médica tem vindo a confrontar-se com o aumento dos riscos para a saúde no seu todo – humana e animal – devendo-se, em grande medida, aos grandes desafios societais que se colocam atualmente à Humanidade, como o aquecimento global e as alterações climáticas, as mudanças comportamentais e de padrões de consumo do ser humano, ou a crescente globalização.

A abordagem One Health (Uma Só Saúde) reconhece a ligação entre pessoas, animais e ambiente com o objetivo de alcançar melhores resultados na área da saúde. A saúde humana está ligada a todos os seres vivos que nos rodeiam e ao ambiente. A pandemia SARS-CoV-2  mostrou-nos esta estreita relação e mostrou-nos, mais uma vez, que é urgente atuar. As alterações do clima, a resistência aos antibióticos, as zoonoses, o esgotamento dos recursos naturais são fenómenos que influenciam a saúde humana e que não podem ser abordados de forma isolada. Desta forma, o conceito de Uma Só Saúde, reconhecido como uma abordagem sinérgica e interdisciplinar entre a saúde humana, animal e ambiental, tem ganho cada vez mais destaque internacionalmente, implicando a colaboração entre os vários setores dedicados a estas áreas e com o objetivo final de conseguir um Mundo mais saudável e sustentável.

Ocorreu uma revisão da definição Europeia da Medicina Geral e Familiar pela WONCA em 2023 para destacar a relevância do conceito de One Health, da Saúde Planetária e da sustentabilidade para a disciplina de Medicina Geral e Familiar (MGF). Esta revisão visou lançar a reflexão sobre a urgência da ação que é exigida por todos os que trabalham em MGF e seus líderes por ser crítico preparar hoje o futuro da humanidade.

Com este grupo de estudo, pretendemos promover a adoção da abordagem Uma Só Saúde nos Cuidados de Saúde Primários, entre os profissionais e utentes, com o objetivo final de atingir uma melhor saúde humana, animal e ambiental.

Constituição do Grupo de Estudos:

Composto por Médicos Especialistas e Médicos Internos de Formação Específica em MGF com particular interesse na abordagem Uma Só Saúde, nomeadamente:

  1. Ana Margarida Cruz

  2. Catarina Lopes Pinheiro

  3. Cecília Shinn

  4. Inês Coelho

  5. Joana Brito

  6. Maria Inês M. Marques

  7. Teresa Leitão

  8. Catarina Viegas Dias

  9. Gil Correia