Saúde do Idoso/Geriatria

O Grupo de Estudos de Saúde do Idoso/Geriatria (GESI) foi criado no ano de 2026 e definiu como prioridades a divulgação da sua existência no seio da APMGF, enquanto grupo de trabalho, e a promoção da relevância da medicina geriátrica para os MF. Para melhor integrar os seus objetivos gerais, o GESI irá identificar anualmente um tema para estudo e reflexão. O Grupo pretende produzir e distribuir material de apoio à consulta, para colmatar as necessidades referidas pelos MF. Além disso, propõe-se realizar e promover conferências, seminários e sessões de esclarecimento na área da Geriatria, colaborando nos eventos da APMGF. Pretende também concretizar atividades de investigação em Geriatria no âmbito dos CSP, uma área ainda pouco explorada em Portugal. O GESI tem como foco a integração dos conhecimentos de diferentes áreas do conhecimento médico necessárias ao MF. Assim, o grupo apresenta-se aberto a sugestões e disponível para cooperar com outros grupos de estudo da APMGF e/ou de outras sociedades na preparação, divulgação e realização de iniciativas comuns ou próprias de cada Grupo, sempre que haja interesse ou seja solicitado para atuação conjunta.

Sobre Nós

Objetivos/Funções

 

Os nossos principais objetivos de trabalho são: promover a notoriedade e a integração de conhecimentos em medicina geriátrica – de uma forma colaborativa com os associados da APMGF e com todos os médicos de família –, sensibilizar para as especificidades da saúde da pessoa idosa e divulgar conhecimentos necessários para a abordagem integral e adequada dos problemas dos idosos.

Constituição do Grupo

 

Comissão Coordenadora: Miguel Ferreira, Ana Vilaça, Filipe Prazeres, Joana Azeredo

Núcleo Norte – Andreia Eiras

Núcleo do Centro – Anabela Andrade

Notícias

Dia do Idoso

O Dia Internacional do Idoso celebra-se a 1 de outubro, tendo a data sido escolhida originalmente pela Assmbleia Geral das Nações Unidas, em 1990. O Grupo de Estudos de Saúde do Idoso (GESI) da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) pretende assinalar esta data anualmente. Em 2019, o tema escolhido pelas Nações Unidas para a efeméride foi «A viagem para a equidade etária». Conheça os detalhes da comemoração na página oficial das Nações Unidas.

Documentos

[/vc_column][/vc_row]
Menu