Auditório – Sessão Plenária
Adolescência no século XXI
Sessão conjunta – GE Saúde Mental/GE Família
Moderação: Nuno Florêncio
Médico de Família. Hospital da Luz. Membro do GE Saude Mental
Ana Catarino Gomes
Médica de Família. USF Santa Cruz, ULS Oeste. Membro do GE de Saúde Mental
Vera Costa
Médica de Família. USF Monte da Lua, ULS Amadora-Sintra. Coordenadora do Grupo de Saúde Mental Sintra Ocidental (colaboração com Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa). Membro da Comissão de Ética da ULS Amadora-Sintra. Membro do Grupo de Estudo da Família da APMGF
Joana Macieira
Médica Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. Hospital do Espírito Santo de Évora
A adolescência é uma etapa fundamental do desenvolvimento humano, em que é necessário integrar profundas transformações físicas, emocionais e sociais. Mas quais serão os novos desafios com que se confrontam os adolescentes, no século XXI? Quais os impactos na saúde mental, nas dinâmicas familiares e na relação dos adolescentes com a sociedade e os sistemas de saúde?
Organizada conjuntamente pelo Grupo de Estudos de Saúde Mental e o Grupo de Estudos da Família da APMGF, com a colaboração duma colega Psiquiatra da Infância e Adolescência, esta mesa-redonda pretende ser um espaço de atualização, reflexão e partilha sobre o papel do Médico de Família no acompanhamento dos adolescentes na sua pluralidade e vulnerabilidade. Serão abordadas questões atuais como o aumento das perturbações de saúde mental, o impacto das redes sociais e das novas tecnologias, a diversidade de estruturas familiares e os desafios na comunicação e na intervenção precoce. Pretende-se estimular o debate e promover estratégias eficazes para um acompanhamento clínico sensível, informado e adaptado às realidades contemporâneas da adolescência.
