grupo sexualidade
0

Workshop literacia sobre a sexualidade na infância e adolescência no 35º EN

Quem marcou presença no dia inaugural do 35º Encontro Nacional deu o seu tempo por muito bem empregue, ao participar em um ou mais dos 12 workshops realizados este ano, aos quais se juntou o curso educacional sobre Infeção VIH/SIDA e Hepatite C promovido pela Gilead Sciences. No total, foram mais de 350 os formandos inscritos nestas ações, muitas delas desenvolvidas pelos grupos de estudos da APMGF.

Assim aconteceu, por exemplo, com o workshop delineado pelo Grupo de Estudos da Sexualidade (GESEX), orientado para a literacia sobre a sexualidade na infância e adolescência. “Escolhemos este tema porque os MF, em geral, têm alguma dificuldade em abordá-lo nas consultas, ora porque não se sentem à-vontade, ora porque julgam não serem capazes de responderem a certas perguntas ou lidar com determinadas inseguranças dos pais. Quisemos, pois, com este workshop melhorar as competências de comunicação dos colegas nesta área”, afirmou Beatriz Figueiredo, dinamizadora do workshop e membro do GESEX.

Durante a formação em causa foram dadas ferramentas de trabalho aos formandos neste campo e no final do workshop os mesmos foram divididos em grupo para uma sessão de role-play, com um interveniente a atuar como médico e outro a simular o papel de jovem, com vista a aplicar os conhecimentos apreendidos durante as apresentações. Para Beatriz Figueiredo, é hoje notório que “muitas crianças e jovens ainda sentem dificuldades em falar destes assuntos na consulta com o MF, face a uma certa mentalidade fechada que vigora em Portugal. Mas cada vez mais surgem dúvidas na consulta sobre a sexualidade, relativamente às quais nós temos de ter capacidade de resolução”.

Leia Também

APMGF lança o Grupo de Estudos da Sexualidade

Workshop sexualidade e doença crónica no 21º Congresso Nacional

Recentes

Menu