Entre no universo WONCA durante o 39º ENMGF!

A APMGF vai promover, no âmbito do 39º Encontro Nacional de MGF, uma sessão dedicada a esclarecer a abrangência de atuação e papel internacional da WONCA, (Organização Mundial dos Médicos de Família), durante a qual serão expostas as oportunidades disponibilizadas aos associados da APMGF pelos eventos, redes e grupos de interesse daquela estrutura, em particular do grupo de internos e jovens médicos de família europeus, o Movimento Vasco da Gama (MVdG), responsável por vários programas de intercâmbio, estágios e cooperação. Este será também o momento certo para antecipar a 25ª Conferência Mundial da WONCA, uma iniciativa que poderá trazer mais de 3 mil médicos de família à capital portuguesa em 2025 e que conta com organização conjunta da APMGF e da Região Europeia da WONCA. A sessão do Encontro Nacional, planeada para 1 de abril, será moderada por Nina Monteiro (membro da Direção Nacional da APMGF e responsável do Grupo de Interesse Especial do MVdG sobre Violência Familiar) e terá como convidados Anna Stavdal (presidente da WONCA Mundial) e Nicholas Mamo (presidente do MVdG).

Antes de mais, devo dizer que estou muito grata pela circunstância de a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar ter assumido a gigantesca e árdua tarefa de acolher o Conselho e a Conferência Mundial da WONCA em 2025”, esclarece a presidente da WONCA. Anna Stavdal sublinha que a passagem pelo nosso país, para participar no 39º Encontro Nacional, representa igualmente um passo inaugural num percurso longo, de três anos, que se prevê complexo, mas fértil: “no final de março e início de abril terei o privilégio de fazer parte do Encontro Nacional, em Aveiro. Tenho a esperança de que poderei encontrar muitos e bons colegas portugueses disponíveis para discutir ideias interessantes para o evento de 2025”.

Também Nicholas Mamo revela vontade de conhecer a realidade nacional em torno da MGF e dos CSP, aproveitando esta visita para mostrar aquilo que o Movimento por si liderado pode representar para um jovem em início de carreira: “estou entusiasmado por me juntar a vós no 39º Encontro Nacional de MGF, em Aveiro. Espero aprender com o trabalho da vossa Associação e ter a possibilidade de partilhar a visão e as atividades do MVdG com todos vós. Anseio, também, por me encontrar com membros ativos e novos membros portugueses do MVdG presentes na iniciativa e perceber como poderemos motivar-nos uns aos outros, no sentido de fazer avançar as nossas organizações”.

Segundo o presidente do MVdG, “esta será também uma grande oportunidade para olhar em frente, em direção à Conferência da WONCA em 2025, bem como refletir sobre o valor que esta iniciativa pode trazer para a APMGF, para Portugal, a WONCA e o MVdG. Juntos, poderemos ser um farol que irradia luz e ação positiva, com o intuito de aperfeiçoar a prestação de cuidados de saúde primários, agora e no futuro”.

Leia Também

Clube Leitura APMGF

Reflexões sobre a abordagem médica – cortesia de Tolstoi – na primeira sessão do Clube Leitura APMGF

Semana do Médico de Família na Região Centro

SRC da OM e APMGF unem-se para celebrar a Semana do Médico de Família

Comunicado – Médicos de família penalizados quando acompanham mulheres que optam por interrupção voluntária da gravidez

Recentes

Menu