Primeiros dados do Vacinómetro comprovam forte adesão das mulheres grávidas à vacina contra o vírus influenza

Já são conhecidos os primeiros dados do projeto Vacinómetro – que monitoriza a vacinação contra a gripe sazonal em grupos prioritários durante a época gripal 2022/2023. Os resultados apurados demonstram que 42% das mulheres grávidas vacinaram-se, reforçando uma tendência que vem da época vacinal transacta. No universo global da amostra, 19,6% dos inquiridos já tinham sido vacinados e 21% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes já foram vacinados contra o vírus da gripe. Nas pessoas portadoras de doença crónica a percentagem de vacinados apurada é de 22,3% e de acordo com uma sub-análise realizada, 22,3% dos diabéticos e 22,5% dos doentes com patologia cardiovascular já foram imunizados. Um total de 26,8% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade também já receberam a vacina e no grupo dos 80 ou mais anos de idade 56% afirmaram já terem sido vacinados. No sub-grupo dos 60 a 64 anos, o Vacinómetro aponta para uma taxa de cobertura vacinal de 11,3%.

De referir que no grupo de indivíduos já vacinados os principais motivos alegados para concretizar a vacinação são a recomendação do médico (42,2%), a vontade individual de o fazer (19,5%) e a receção de notificação de agendamento pelo SNS (18,6%). Com base nesta primeira vaga de dados do Vacinómetro 2022/2023 é possível ainda perceber que, entre os grupos com recomendação de vacinação, 32,7% dos indivíduos se vacinam pela primeira vez e 58,5% dos indivíduos não vacinados ainda tencionam proteger-se.

O Vacinómetro é um projeto de monitorização da cobertura vacinal, da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur. Lançado no ano de 2009, o Vacinómetro permite monitorizar, em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela DGS. Nesta época estão envolvidos na amostra do estudo 4012 participantes, residentes em todo o território de Portugal Continental e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Leia Também

34ªs Jornadas de Évora reforçam dinamismo da formação em MGF no Alentejo apesar de tempos desafiantes

Marta Fonseca conclui doutoramento com trabalho sobre as vantagens de mapas conceptuais na educação médica

Preparados para o fim do binarismo?

Recentes