Coletivo de profissionais apela ao bastonário da OM para travar exigência de registo de consentimento informado imposta aos médicos

Um grupo de médicos está a dinamizar uma exposição coletiva ao bastonário da Ordem dos Médicos (OM), solicitando apoio na missão de garantir que a responsabilidade de validar o consentimento informado dos utentes para a partilha de resultados de exames complementares de diagnóstico seja retirada do ato médico – algo que passou a ser uma realidade graças a uma recente alteração na PEM e SClínico – e passe para os serviços administrativos. Pode subscrever a exposição através deste link.

Os autores da exposição salientam que “os sistemas de requisição electrónica (PEM e SClínico) passaram a obrigar o médico a assinalar expressamente, em cada prescrição, se o utente consente ou não na disponibilização dos resultados numa plataforma centralizada gerida pelo Ministério da Saúde. Esta recolha e registo explícito do consentimento do utente, justificada pelo cumprimento de exigências decorrentes do Regulamento Geral sobre a Protecção de Dados (RGPD), tem como efeito prático a transferência para o médico da responsabilidade pela obtenção do consentimento”.

Se, no passado, o sistema assinalava por defeito e sem qualquer intervenção do médico a opção de consentir a partilha, agora os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) depositam tal responsabilidade sobre os ombros dos profissionais de saúde. “Ainda que seja de saudar a renovada preocupação com os dados pessoais, consideramos que este processo, tal como está a ser aplicado, levanta preocupações sérias e transversais à prática médica”, adiantam os promotores da exposição, acrescentando também que entre os fundamentos da sua inquietação está a ausência de condições mínimas para um consentimento verdadeiramente informado, o “risco de consentimentos condicionados pela relação de confiança médico-doente”, uma “deslocação indevida de responsabilidades legais para o médico” e o facto desta nova exigência ser “operacionalmente inviável em contexto de consulta”.

Leia Também

Abel Abejas termina doutoramento centrado na compreensão da dignidade humana em fim de vida

Raquel Ascenção conclui provas de doutoramento com tese sobre reconciliação da medicação em Cuidados de Saúde Primários

Jonathan dos Santos conclui provas de doutoramento com tese centrada na aplicação da ecografia point-of-care cardíaca nos CSP

Recentes