AssociaçãoCuidados de Saúde PrimáriosGerais

APMGF aprova plano de atividades/orçamento para 2023 e aquisição de nova sede nacional

Em Assembleia Geral de Sócios realizada no passado dia 12 de novembro em Fátima – e na qual os associados tiveram a possibilidade de participar em modalidade on-line, mediante inscrição prévia – foi aprovado o plano de atividades e orçamento da Associação para 2023. O plano contempla cinco eixos de ação estratégica (promoção da MGF e CSP, comunicação, investigação, formação e colaboração) e define planos de atuação nas dimensões nacional e internacional. No plano nacional pretende-se, entre outros aspetos, promover o desenvolvimento profissional contínuo dos médicos de família e apoiar a atividade dos grupos de estudos e delegações, estimular a participação de todos os associados na vida da APMGF, fomentar o debate crítico e objetivo em torno de novas soluções para os CSP em Portugal ou estimular o desenvolvimento da publicação cientifica em MGF no nosso país. Deseja-se também fortalecer o diálogo com os estudantes de Medicina e jovens médicos, as Coordenações do Internato, o Colégio da Especialidade de Medicina Geral e Familiar da Ordem dos Médicos e sociedades científicas congéneres. A nível internacional será mantida a participação nas reuniões dos organismos internacionais onde a APMGF está representada, nomeadamente através da participação no conselho da WONCA Europa e WONCA Mundial. A conferência mundial WONCA 2025, que se realizará em Lisboa numa organização partilhada pela APMGF e WONCA Europa, continuará o seu caminho de consolidação e várias ações de promoção deste evento serão concretizadas ao longo de 2023.

Ao nível dos eventos, para além da realização do 40º Encontro Nacional de MGF (no ano em que celebramos quatro décadas de vida da nossa Associação) e do 21º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, estão programadas diversas jornadas e encontros promovidos pelas delegações distritais e regionais da APMGF, as Escolas da MGF, um ciclo de webinars mensais e um evento conjunto dos grupos de estudos da APMGF (os eventos de cada grupo manterão a sua individualidade, mas decorrerão no mesmo local e na mesma data, com partilha de recursos). Outra novidade contida neste plano para 2023 é a vontade expressa de dinamizar um Grupo de Médicos de Família Portugueses no Estrangeiro.

Nesta Assembleia Geral foi também aprovada a aquisição de uma nova sede nacional para a APMGF, em Lisboa, com acessibilidade garantida a todos os sócios, melhores condições para os colaboradores e possibilidade de realização de reuniões/pequenos eventos.

 

Leia Também

José Augusto Simões obtém título académico de agregado na UBI

Pós-graduação «Governação em Saúde» da ENSP arranca no próximo mês de janeiro

Dois terços dos portugueses com recomendação para serem vacinados contra a gripe já terão sido imunizados

Recentes

Menu