Utilize os materiais associados ao projeto VAX-TRUST que o podem ajudar a combater a hesitação vacinal

No âmbito do projeto europeu VAX-TRUST – Addressing Vaccine Hesitancy in Europe as investigadoras do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) Ana Patrícia Hilário e Joana Mendonça desenvolveram vários materiais, entre os quais se contam uma brochura com técnicas de motivational interviewing – as quais poderão ser utilizadas para promover a comunicação entre os profissionais de saúde e os pais com hesitação vacinal – e um manual acerca da utilização da técnica de motivational interviewing no contexto de hesitação vacinal. Estes suportes podem ser de extrema importância para especialistas em MGF que se deparem junto de famílias ou populações específicas com os desafios da hesitação vacinal.

Os materiais gerados neste contexto são pois destinados a médicos, enfermeiros, investigadores, docentes, alunos ou outros profissionais que pretendam obter mais conhecimento acerca dos principais desafios relativos à vacinação infantil em Portugal, da importância da comunicação como ferramenta-chave para lidar com a hesitação vacinal e das competências de comunicação eficazes no diálogo com pais hesitantes.

O VAX-TRUST é um projeto internacional que integra equipas de vários países – Bélgica, Finlândia, Itália, Portugal, Polónia, República Checa e Reino Unido – e visa explorar o fenómeno da hesitação vacinal de modo a produzirem-se recomendações baseadas em evidência, tanto a nível nacional como europeu.

 

Leia Também

Fundação para a Saúde exige em manifesto o “regresso” do centro de saúde e de uma resposta cabal à doença aguda

Sócios da APMGF têm desconto de 20% na frequência da Pós-Graduação «Gestão Empresarial das Instituições de Saúde»

Catarina Gomes Madeira – “Estimular a curiosidade científica desde o início do internato pode consolidar uma cultura de investigação e inovação na MGF”

Recentes