Realiza-se amanhã, dia 18 de junho, em Torres Vedras (Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras), o Fórum “O Futuro da Investigação em Cuidados de Saúde Primários”, um evento onde estarão presentes entidades de referência com um papel relevante nesta área e que marca um passo decisivo na definição de uma estratégia nacional para a promoção da investigação nesta área essencial do sistema de saúde português. Pode assistir on-line, a partir das 09h00, à sessão de abertura do fórum, à apresentação dos resultados do estudo Delphi “Estratégias para a Promoção da Investigação em CSP em Portugal” e à mesa-redonda “Implementação de Estratégias a Nível Nacional – propostas concretas”, através desta ligação.
Este fórum é o culminar de dois anos de trabalho conjunto de um grupo multidisciplinar que reúne membros da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), Associação Portuguesa de Enfermeiros em Cuidados de Saúde Primários, Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e Portuguese Clinical Research Infrastructure Network (Pt-CRIN). O grupo mapeou e analisou as principais barreiras à investigação em cuidados de saúde primários e identificou estratégias para superá-las.
O resultado deste esforço colaborativo foi a elaboração de um documento policy-brief com recomendações estratégicas para fortalecer e estruturar a investigação em cuidados de saúde primários em Portugal. O fórum servirá não apenas para apresentar publicamente este documento, mas também para dar início à construção de um roadmap nacional que defina os próximos passos rumo à aplicação concreta destas recomendações.
Com este fórum, pretende-se iniciar um movimento nacional que coloque a investigação em cuidados de saúde primários no centro das políticas públicas, promovendo uma abordagem baseada na evidência e sustentada em dados reais do terreno.