Notícia Conjunta APMGF / USF-AN
No dia 16 de junho de 2025, a Associação Nacional das Unidades de Saúde Familiar (USF-AN) reuniu-se com a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF).
Estiveram presentes por parte da USF-AN o presidente André Biscaia e os vice-presidentes, Nelson Magalhães e Bruno Moreno, bem como Diogo Urjais, Cristiana Fernandes e Bruno Reis. Em representação da APMGF, participaram o presidente Nuno Jacinto, o vice-presidente António Pereira e Carlos Mestre.
A iniciativa teve como finalidade abordar e discutir as Unidades de Saúde Familiar (USF) com foco na sua autonomia neste novo contexto de Unidades Locais de Saúde, assim como a política de recursos humanos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Ambas as Associações entendem que é necessário, com rapidez e de modo certeiro:
-
Definir papéis claros dentro das ULS e USF e a sua interação, com responsabilidade, de modo a respeitar a liberdade e autonomia organizativa das equipas;
-
Dotar as ULS de estruturas de apoio à atividade dos Cuidados de Saúde Primários, com tempo e recursos adequados, respeitando a sua individualidade e as especificidades de cada local;
-
Viabilizar o funcionamento da Equipa Nacional de Apoio;
-
Assegurar concursos de recrutamento com vagas adequadas e que respondam à totalidade das necessidades existentes em cada momento;
-
Promover concurso de progressão nas carreiras atempados e com as vagas adequadas;
-
Assegurar processos de mobilidade entre ULS céleres e efetivos.
Estes encontros assumem uma importância significativa quando se continua a afirmar que os Cuidados de Saúde Primários são a solução fundamental em resposta às necessidades que o SNS enfrenta, mas em que, simultaneamente, continua uma subalternização destes cuidados no financiamento, nos documentos legais e nas ações.
A APMGF e a USF-AN mantêm, por isso, o princípio de colaboração estreita com as diversas entidades, pelos Cuidados de Saúde Primários e pela defesa de um SNS de todos e para todos.
A Direção da USF-AN e da AMPGF