GRESP é referencial para toda a MGF

No encerramento das 11ªs Jornadas do GRESP, realizadas entre 9 e 10 de outubro de 2025, no Porto, o presidente da APMGF destacou a evolução histórica deste grupo no seio da Associação e a forma como é hoje encarado por todos os colegas da especialidade e de outras disciplinas médicas que integraram ou colaboraram com as suas atividades: “ter um grupo de estudos na Associação que celebra 20 anos de existência e a realização de onze jornadas próprias é um motivo de enorme orgulho para nós. O GRESP marcou a Associação em várias coisas, a começar pelo facto de ser o primeiro núcleo que mudou o seu nome para grupo de estudos, levando todos os outros por arrasto. Em grande medida, promoveu as condições para que hoje tenhamos 25 grupos de estudos na APMGF”. O dirigente frisou, também, a circunstância de o GRESP ser hoje visto como um modelo de inspiração para todos os colegas da MGF, quando pretendem criar e impulsionar um grupo de estudos: “é o modelo do GRESP que utilizamos no presente, para dizer aos colegas «vejam como se faz, falem com eles e repliquem!»”.

Cláudia Vicente, coordenadora do GRESP, relembrou que logo na génese, no momento da criação, este grupo de estudos tinha os olhos plantados no futuro: “foi uma ideia que conseguiu ver mais além na sua era, inspirando a realidade presente mas construindo as bases para o futuro e para aquilo que é hoje o GRESP, no seio da APMGF”. Para a coordenadora, o GRESP é na atualidade um grupo “dinâmico, empenhado e aberto a todos aqueles que queiram fazer mais e melhor em prol dos doentes respiratórios”.

Ainda na ótica de Cláudia Vicente, quando o GRESP atinge as duas décadas é importante refletir, olhar para trás e perceber o que significam as vitórias alcançadas, a fim de projetar com segurança o futuro: “nestes vinte anos fomos crescendo, em número de colaboradores e em projetos, desenvolvemos investigação, participamos em guias e consensos, colaborámos no plano internacional com vários parceiros. Trabalhámos sempre em conjunto com outras sociedades científicas, algo que se refletiu no programa destas últimas jornadas. Discutir e avançar em múltiplas iniciativas com a Sociedade Portuguesa de Pneumologia, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica ou o Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna foi uma verdadeira honra”. Por último, Cláudia Vicente destacou a capacidade do GRESP trazer para várias edições das jornadas individualidades como os chair da Global Initiative for Asthma – GINA, da Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease – GOLD e da Allergic Rhinitis and Its Impact on Asthma (ARIA), e prometeu que “o GRESP, com o apoio da APMGF, irá manter o compromisso e a dedicação às doenças respiratórias”.

Já Cristina Bárbara, diretora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias, “defendeu que o GRESP tem feito um enorme trabalho ao longo dos anos, constituindo-se como o influencer respiratório na área da MGF”, salientando ainda o contributo valioso que deu para a formação dos indicadores de saúde na área respiratória que hoje temos, que representam um grande avanço, “embora se pretenda ir mais além neste domínio”. De acordo com esta responsável, é fundamental que o grupo continue a atuar nos moldes que tem adotado, “porque dessa forma é o nosso país que sai a ganhar”.

Por seu turno, José Coutinho Costa, coordenador da Comissão de Trabalho de Alergologia Respiratória da Sociedade Portuguesa de Pneumologia, considerou que todas as edições das Jornadas do GRESP tiveram um fim em comum, “promover a saúde respiratória em Portugal e batalhar por ela” e que o lema que inspirou esta última edição foi levado à letra, já que durante os dois dias das jornadas “se construiu o futuro a partir da partilha de experiências de pessoas, instituições e especialidades clínicas diferentes. É assim que se faz o nosso caminho coletivo”.

Prémios – Quizz

 

1º Prémio – Helena Sofia Marques Da Silva

Atribuição de uma inscrição nas 12ªs Jornadas do GRESP, incluindo alojamento

2º Prémio – Joaquim António Cabral Nunes

Atribuição de uma inscrição nas 12ªs Jornadas do GRESP

3º Prémio – Susana Marques da Silva

Atribuição de uma inscrição nas 12ªs Jornadas do GRESP

Prémios Escape Room Asthma

 

O prémio da sessão Escape Room Asthma foi atribuído a Armando Miguel Ribeiro Ferreira, que irá receber uma inscrição na 13th IPCRG World Conference a ter lugar de 11 a 14 de junho de 2026 (incluindo viagem e alojamento em quarto single).

Prémios para Posters

 

Menção Honrosa – Relato de Caso

«UM HÓSPEDE INDESEJADO: O DESAFIO DA ASPERGILOSE PULMONAR CAVITÁRIA CRÓNICA NUM DOENTE COM SEQUELAS DE TUBERCULOSE»

Teresa Ullan1, Vânia D’Alva Teixeira1

1 USF Monsanto, ULS Santa Maria

Trabalho de Relato de Caso

«QUANDO O SÓDIO DÁ O ALERTA: A DESCOBERTA INESPERADA DE UMA NEOPLASIA PULMONAR»

Jacinta Cunha1, Patrícia Machado1

1 USF São Teotónio

Trabalho de Investigação

«TRENDS IN COMMUNITY-ACQUIRED PNEUMONIA (CAP) HOSPITALISATIONS AND ASSOCIATED CARDIOVASCULAR RISK IN PORTUGAL, 2010–2018»

Joana Carneiro1, Rita Teixeira2, Andreia Leite3, Maria Lahuerta4, Julie Catusse4, Mohammad Ali4, Sílvia Lopes5

1 Escola Nacional de Saúde Pública, 2 Laboratórios Pfizer, 3 Public Health Research Centre, 4 Global Respiratory Vaccines, Pfizer, 5 NOVA National School of Public Health

Prémios para Comunicações Orais

 

Menção Honrosa – Revisões da Literatura

«COMO AUMENTAR A COBERTURA DA VACINAÇÃO DE REFORÇO CONTRA A COVID-19? – EVIDÊNCIA DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA»

Cátia Sofia Amaral Brazete1, Leonor Sousa2, João Pedro Ramos3, Mariana Vieira3, Marta Pinto4, Raquel Duarte5

1 ULS do Alto Minho, 2 Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, 3 EPIUnit ITR, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, 4 Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, 5 Centro de Saúde Pública Dr. Gonçalves Ferreira, Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge

«EFEITO DA ADMINISTRAÇÃO DE VITAMINA D NA PROGRESSÃO DE DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÓNICA: REVISÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA»

Francisco Coelho e Silva1, Diana Patricia Santos Soares1, Ivan Ceban1

1 ULSEDV

Menção Honrosa – Garantia da Qualidade

«SEGUIMENTO DE UTENTES COM DPOC: PROJETO DE MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE»

Maria Moreira1, Bárbara Gameiro1, Beatriz Serpa Pinto1, Francisca Ornelas1, Inês Ferreira1, Maria Fael1, Elvira Teles Sampaio1

1 USF Serpa Pinto

Comunicação Oral – Garantia da Qualidade

«MELHORIA CONTÍNUA DA QUALIDADE DOS REGISTOS ESPIROMÉTRICOS EM UNIDADES DE SAÚDE FAMILIARES DO NORTE DE PORTUGAL»

Diogo Pereira Lopes1, Daniela Silva1, Isabel Lopes Azevedo2, Andreia Sofia Dias2, Filipa Silva Torres2, Sara Fernandes de Sousa2, Sofia Soares2, Benedita Martins3, Rui Ferreira Gomes4, Mafalda Paula-Pinto4, Marta Proença4, Ana Lúcia Rodrigues4

1 USF Bom Porto, ULS Santo António, 2 USF Casa dos Pescadores, ULS Póvoa de Varzim/Vila do Conde, 3 USF Emílio Peres, ULS São João, 4 USF Ramalde, ULS Santo António

Comunicação Oral – Trabalho de Investigação

«PREFERÊNCIAS E EXPERIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS INALATÓRIOS EM PESSOAS COM ASMA: UM ESTUDO OBSERVACIONAL EM FARMÁCIA COMUNITÁRIA»

Mariana Rosa1, Ana Pinto1, Carolina Ferreira1, Ema Paulino1, Maria Luísa Teixeira1

1 Ezfy, Lda

 

Leia Também

Vinte anos de muitas conquistas que perspetivam um futuro brilhante

Agir, agora, para travar o aumento da patologia respiratória associada à poluição

Jornadas do GRESP celebram duas décadas de trabalho interdisciplinar na área respiratória

Recentes