MF do Algarve organizam o seu 9º Encontro em clima de dinamismo

O 9º Encontro de Médicos de Família do Algarve, promovido pela Delegação Distrital de Faro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) no dia 24 de outubro, congregou cerca de 130 inscritos em Vilamoura, para uma jornada única de formação que contou com sessões plenárias, workshops interativos e a apresentação de comunicações livres, bem como com a participação ativa de alguns grupos de estudos da APMGF, que assumiram as rédeas de várias sessões temáticas, nomeadamente o Grupo de Estudos de Saúde Digital e o Grupo de Estudos de Gestão em Saúde.

Em destaque estiveram assuntos relevantes como a incerteza clínica e a inteligência artificial nos CSP, a consulta prévia de IVG no Algarve, atualizações em Hematologia e Dermatologia e a articulação destas duas especialidades com os cuidados primários algarvios, estratégias para resolução de problemas que afetam o trabalho das equipas de saúde, as novas armas terapêuticas ao dispor dos médicos de família para o combate à obesidade ou a saúde mental da mulher. Realce, ainda, para os três workshops organizados a meio da tarde, centrados na organização de serviços de pequena cirurgia em unidades de CSP, na criação de consultas de cessação tabágica e na suplementação.

Para Joana Veloso Gomes, membro da Comissão Científica e Organizadora do Encontro e delegada distrital em Faro da APMGF, o balanço é francamente bom: “o retorno foi muito positivo por parte das pessoas, que foram muito espontâneas a relatar-nos o seu agrado. De facto, vieram ter connosco para nos dizer que este ano foi realmente acima da média, ao nível dos temas, da organização, dos workshops, etc. A decisão que tomámos de agendar os workshops para o meio da tarde, entre sessões, também colheu elogios. Esta solução quebra, obviamente, aquela monotonia das palestras e dá uma nova energia numa fase em que as pessoas podem começar a ficar cansadas. Assim, os participantes tinham a oportunidade de se dividirem em grupos de formação mais pequenos, em que é mais fácil dinamizar aspetos práticos”.

De ano para ano, a comissão organizadora do Encontro do Algarve tem procurado limar arestas e garantir que o evento se adapta às necessidades, objetivos e constrangimentos dos especialistas e internos de MGF da região e de acordo com a delegada distrital em Faro da APMGF, tal implica algumas medidas simples, mas eficazes: “uma das coisas que fizemos este ano, por exemplo, foi definir uma data para o evento com bastante antecedência e alinhada com a vontade dos colegas. Fizeram-nos ver (sobretudo os internos), que o Encontro devia regressar ao mês de outubro, abandonando a tendência dos últimos dois anos, nos quais a iniciativa se realizou em maio e junho. Depois, preparámos também um questionário (uma ideia para repetir no futuro) que permitiu aos médicos de família e aos internos de MGF sugerirem temas do seu interesse. Foi a partir dessa informação que construímos o programa”.

O Prémio Carreira em MGF no Algarve, distinção entregue pela primeira vez em 2024, foi este ano atribuído a Rosa Gonçalves. Joana Veloso Gomes explica porquê: “homenageámos a Dra. Rosa Gonçalves pelo facto de ser uma especialista de Medicina Geral e Familiar de referência no Algarve, na zona do Barlavento. Para além de ter exercido a sua prática em várias unidades de saúde no Barlavento Algarvio, antes de se aposentar, esteve igualmente em vários cargos de direção, passou por Angola, conheceu um trajeto de vida muito interessante”.

Foi, igualmente, prestada uma singela homenagem neste 9º Encontro de MF do Algarve a Amália Pacheco, ginecologista-obstetra recentemente aposentada e presidente da Sociedade Portuguesa de Contracepção. Uma médica que tem sido presença habitual nos eventos da Medicina Familiar ao longo dos anos e que sempre se mostrou disponível para colaborar na atualização dos médicos de família algarvios, até pela sua ligação histórica aos CSP. “A Dra. Amália Pacheco iniciou a sua carreira nos cuidados de saúde primários, ainda no tempo da Clínica Geral. Foi, ao longo do tempo, orientadora de estágios de muitos colegas (nomeadamente de internos de MGF) e teve um grande impacto no rastreio do HPV no Algarve e na consulta de patologia do colo uterino”, sublinha Joana Veloso Gomes.

O Encontro de MF do Algarve regressará em 2026 para a sua décima edição, provavelmente no dia 23 de outubro e em local a definir na Região Central do Algarve.

Prémios Científicos do 9º Encontro de Médicos de Família do Algarve

Menção Honrosa

Comunicação Oral – Relato de caso

«Sintomas persistentes, diagnóstico surpreendente! Hanseníase: um relato de caso»

Inês Massano Simão, Lara Canarias, António Pêgas

(USF Ossónoba)

Menção Honrosa

Comunicação Oral – Relato de prática

«CaminhASMA: Mobilizar comunidades, inspirar mudança: um relato de prática»

Inês Massano Simão

(USF Ossónoba)

Prémio

Comunicação Oral – Revisão de tema

«Nesse braço, não!”: Revisão do risco de linfedema associado à medição da tensão arterial no membro superior operado por cancro da mama»

Madalena G. Faustino, Soraia Correia, Natália Guerreiro, Paula Guimarães, Ana Sardo

(USF Mirante)

Menção Honrosa

Poster – Relato de caso

«Má progressão ponderal enquanto sinal de alarme para violência doméstica»

Carolina Barbosa, Maria Inês Ruela

(USF Manuel Teixeira Gomes)

Menção Honrosa

Poster – Revisão de tema

«iSGLT2 e prevenção da diabetes: evidência emergente»

Joana Andrade Glória, Inês Osório, Cláudia Álvares, Francisca Silva

(USF Moliceiro)

Prémio

Poster – Relato de caso

«Além do diurético: abordagem à multietiologia do edema periférico»

Sofiya Reshetar1, Paula Novais Guimarães2

(1 USF Ossónoba – ULS Algarve, 2 USF Mirante – ULS Algarve)

Leia Também

APMGF atribuiu bolsas a dez autores de trabalhos apresentados na 25ª Conferência Mundial da WONCA em Lisboa!

No dia de São Martinho: lume, castanhas, vinho e Conversas sobre a Investigação – 11 de novembro de 2025

Tratar a dor com a importância que ela merece, sem preconceitos ou vieses

Recentes