Médico de Família Hélder Aguiar vence Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís

O especialista em Medicina Geral e Familiar Hélder Teixeira Aguiar (USF São João – São João da Madeira) venceu por unanimidade a 18ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10.000 euros, graças à obra “Na Tua Mão”. Trata-se de um romance inédito – a publicar em breve pela Editorial Gradiva e de acordo com o regulamento do prémio – que narra a história de aventura, aprendizagem e superação de dois irmãos de 11 e 17 anos de nacionalidade portuguesa mas que vivem em regiões conturbadas da Venezuela e que são perseguidos por cartéis da droga por causa da sua mãe, uma jornalista entretanto desaparecida.

O júri, presidido pelo antigo ministro e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, garante na nota de divulgação do prémio que “há neste romance uma frescura que cativa e uma qualidade de linguagem e construção narrativa que deixa entrever com seguimentos literários futuros de grande valia”. Para construir esta obra, o autor desenvolveu um complexo e demorado trabalho de investigação sobre o estreito de Darién, entre a Colômbia e o Panamá, por onde passam todos os anos centenas de milhares de migrantes, indo ao pormenor de estudar a botânica local ou a língua dos Emberá, tribo ancestral daquela parte do globo.

Em declarações à APMGF, Hélder Aguiar mostra-se muito agradado pelo reconhecimento e pelo grande impulso que este prémio significa para a sua carreira literária, que leva tão a sério quanto a vocação clínica: “receber um prémio com o nome da nossa grande Agustina Bessa-Luís foi para mim uma honra e que agora encaro com uma enorme responsabilidade. É um reconhecimento que valida um esforço que empreendi no meu tempo livre ao longo dos últimos dois anos. A literatura e a medicina são, para mim, duas formas complementares de tentar compreender e narrar a complexidade da experiência humana, uma mais analítica, a outra mais criativa. Esta distinção representa a prova de que a nossa área, a Medicina, a Medicina Geral e Familiar, está repleta de pessoas com um vasto mundo interior e criatividade. É um incentivo para que todos nós possamos dar voz a outras paixões. Ficaria feliz se descobrisse, um dia, que esta distinção serviu de inspiração para que mais colegas se sentissem encorajados a seguir a sua vocação artística”.

De realçar que Hélder Aguiar estará presente na próxima sessão do Clube de Leitura da APMGF, agendada para o dia 16 de dezembro, onde atuará como dinamizador de uma conversa centrada no livro «À Espera no Centeio», do escritor norte-americano J.D. Salinger, romance que figura entre os seus principais azimutes literários.

 

Leia Também

Coletivo de profissionais apela ao bastonário da OM para travar exigência de registo de consentimento informado imposta aos médicos

Do choque nasce o apego à diferença

Bruno Heleno vence prémio «Médico de Família do Ano» e galardão «Médico de Família ao Longo da Vida» é partilhado entre José Mendes Nunes e Luiz Miguel Santiago

Recentes