Já é possível fazer o registo de PBRN e estruturas de investigação em CSP!

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), no âmbito do Grupo de Trabalho «Promoção da Investigação Clínica em Cuidados de Saúde Primários»– do qual fazem parte a AICIB, a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP), a Associação Portuguesa de Enfermeiros de Cuidados de Saúde Primários (APECSP), a Portuguese Clinical Research Infrastructure Network (PtCRIN) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) – está a criar o registo nacional de Practice-Based Research Networks (PBRN) e outras estruturas de investigação clínica em Cuidados de Saúde Primários (CSP).

Os objetivos passam por disponibilizar, de forma centralizada, informação sobre PBRN e outras estruturas de investigação em CSP existentes em Portugal, reforçar o reconhecimento do seu valor e potencial para a promoção da investigação e da qualidade dos cuidados, promover sinergias e colaboração entre as estruturas e os vários intervenientes do setor, aumentar a visibilidade junto de profissionais, promotores, parceiros e entidades financiadoras e facilitar a captação de estudos e financiamento.

O registo é voluntário e gratuito, realizado através do preenchimento do formulário disponível aqui, até ao dia 31 de janeiro de 2026. A informação recolhida será compilada e disponibilizada no site da AICIB. Para qualquer esclarecimento adicional poderá contactar aicib@aicib.pt.

As PBRN são redes colaborativas que reúnem profissionais de CSP, em articulação com académicos, profissionais de outros níveis de cuidados e outras entidades do setor, para promover investigação clínica relevante e diretamente aplicável à prática diária. Estão assentes numa estrutura de apoio organizacional, logístico e humano. Estas redes integram nas suas equipas profissionais de saúde, investigadores, profissionais de suporte e de gestão, que trabalham de forma coordenada para gerar novo conhecimento e melhorar a qualidade dos cuidados prestados.

Para mais informações consulte o Documento de apoio – PBRN.

Leia Também

Coletivo de profissionais apela ao bastonário da OM para travar exigência de registo de consentimento informado imposta aos médicos

Do choque nasce o apego à diferença

Bruno Heleno vence prémio «Médico de Família do Ano» e galardão «Médico de Família ao Longo da Vida» é partilhado entre José Mendes Nunes e Luiz Miguel Santiago

Recentes