Tens na cabeça um projeto de investigação? Prepara o teu pitch porque a APMGF vai ajudar-te a transformá-lo em realidade!

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) organiza durante o 43º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF) a já tradicional sessão «Vende-nos o teu projeto», a realizar no dia 9 de abril, durante a qual serão apresentadas e discutidas as cinco propostas finalistas da iniciativa.

As candidaturas às bolsas, destinadas a impulsionar a inovação e investigação na área dos cuidados de saúde primários (CSP), podem ser apresentadas entre 5 e 23 de fevereiro de 2026 através do formulário do modelo de candidatura presente neste Regulamento, o qual deve ser enviado para o endereço apmgf@apmgf.pt. Não serão consideradas candidaturas entradas após as 23h59 do dia 23 de fevereiro de 2026. Os cinco finalistas a convidar para o pitch em Tróia serão previamente escolhidos de entre o total de candidaturas apresentadas.

Assim, no dia 9 de abril, no Tróia Design Hotel Conference Center e com a finalidade de “vender” o projeto de investigação aos mentores, cada proponente finalista disporá de cinco minutos para apresentar a ideia e desenho do estudo. As bolsas em questão destinam-se a apoiar a concretização de um projeto de investigação em qualquer tema que se enquadre na MGF. Serão atribuídas atendendo à originalidade, à pertinência do projeto para o doente/cidadão, unidade de saúde e sociedade, à metodologia e rigor científico e demais atributos de valorização na área da MGF e dos CSP.

Após as apresentações, caberá aos mentores discutir as propostas e cada um selecionará o projeto que apoiará. As decisões serão reveladas na sessão de encerramento do 43º Encontro Nacional de MGF e o júri procurará, acima de tudo, valorizar o mérito de cada ideia e o seu potencial impacto no desenvolvimento dos CSP, atribuindo aos três melhores projetos uma bolsa monetária no valor de 3.000 euros para prossecução do estudo e apoio consultivo por parte do mentor. Os dois projetos que não sejam selecionados pelos mentores serão contemplados com uma bolsa no valor de 1.000 euros cada um e serão acompanhados na sua execução pelo Departamento de Investigação da APMGF.

Leia Também

Participe no estudo internacional sobre terapêutica preventiva da enxaqueca nos Cuidados de Saúde Primários

Conversas sobre a Investigação regressam a 25 de fevereiro de 2026!

Jornadas de Évora continuam a demonstrar maturidade e energia da MGF no Alentejo

Recentes