O especialista em Medicina Geral e Familiar Hélder Teixeira Aguiar (USF São João – São João da Madeira) venceu por unanimidade a 18ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, no valor de 10.000 euros, graças à obra “Na Tua Mão”. Trata-se de um romance inédito – a publicar em breve pela Editorial Gradiva e de acordo com o regulamento do prémio – que narra a história de aventura, aprendizagem e superação de dois irmãos de 11 e 17 anos de nacionalidade portuguesa mas que vivem em regiões conturbadas da Venezuela e que são perseguidos por cartéis da droga por causa da sua mãe, uma jornalista entretanto desaparecida.
O júri, presidido pelo antigo ministro e administrador da Fundação Calouste Gulbenkian, Guilherme d’Oliveira Martins, garante na nota de divulgação do prémio que “há neste romance uma frescura que cativa e uma qualidade de linguagem e construção narrativa que deixa entrever com seguimentos literários futuros de grande valia”. Para construir esta obra, o autor desenvolveu um complexo e demorado trabalho de investigação sobre o estreito de Darién, entre a Colômbia e o Panamá, por onde passam todos os anos centenas de milhares de migrantes, indo ao pormenor de estudar a botânica local ou a língua dos Emberá, tribo ancestral daquela parte do globo.
Em declarações à APMGF, Hélder Aguiar mostra-se muito agradado pelo reconhecimento e pelo grande impulso que este prémio significa para a sua carreira literária, que leva tão a sério quanto a vocação clínica: “receber um prémio com o nome da nossa grande Agustina Bessa-Luís foi para mim uma honra e que agora encaro com uma enorme responsabilidade. É um reconhecimento que valida um esforço que empreendi no meu tempo livre ao longo dos últimos dois anos. A literatura e a medicina são, para mim, duas formas complementares de tentar compreender e narrar a complexidade da experiência humana, uma mais analítica, a outra mais criativa. Esta distinção representa a prova de que a nossa área, a Medicina, a Medicina Geral e Familiar, está repleta de pessoas com um vasto mundo interior e criatividade. É um incentivo para que todos nós possamos dar voz a outras paixões. Ficaria feliz se descobrisse, um dia, que esta distinção serviu de inspiração para que mais colegas se sentissem encorajados a seguir a sua vocação artística”.
De realçar que Hélder Aguiar estará presente na próxima sessão do Clube de Leitura da APMGF, agendada para o dia 16 de dezembro, onde atuará como dinamizador de uma conversa centrada no livro «À Espera no Centeio», do escritor norte-americano J.D. Salinger, romance que figura entre os seus principais azimutes literários.











