Projecto COVID19PT Ciência traz-lhe a melhor informação

A APMGF associou-se ao Projecto COVID19PT Ciência, desenvolvido pelo site Evidentia Médica e que conta também com a colaboração da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública (ANMSP), Uphill, MediaLab (ISCTE) e Acta Médica Portuguesa. O objetivo é o de providenciar a melhor evidência sobre a COVID-19 para os profissionais de saúde que lidam com a incerteza e os desafios da pandemia diariamente. Assim, poderá encontrar no site da Evidentia Médica um repositório de evidência interessante presente em artigos publicados em revistas e sites de referência, um motor de busca Pubmed que pesquisa tudo relacionado com a COVID-19 e newsletters com os destaques mais atualizados do projecto que poderá subscrever.

De acordo com David Rodrigues, fundador e dinamizador do site Evidentia Médica, este projeto “nasce da inquietação de Ricardo Mexia, Charlotte Oliveira, André Peralta, Clara Jasmins, David Rodrigues, Joana Vaz, Eduardo Freire Rodrigues, Sandra Pais e Paulo Faria Sousa – médicos interessados em selecionar e criticar a melhor evidência científica de forma a proporcionar informação válida a quem tem de decidir no terreno sobre a COVID-19”.

Na sua perspetiva, vivem-se tempos conturbados, “nos quais a informação é produzida muito depressa e é necessário tomar decisões também muito depressa. Mas a incerteza é enorme e mais do que nunca é necessário separar informação válida daquela menos válida. Só poderemos tomar as melhores decisões quando elas são fundamentadas pela melhor evidência disponível. Há muita desinformação e é necessário ter a calma de olhar para o muito que está a ser feito e ler, criticar e validar estudos, de forma a não cair em más decisões”.

Sobre o motor de pesquisa englobado no projeto, David Rodrigues ressalva ser algo de inovador, que “devolve resultados da PubMed relacionados com a COVID-19, sendo atualizado diariamente. Quem quiser cruzar qualquer termo de pesquisa com artigos COVID-19 pode procurar diretamente no nosso motor de busca. Foi desenvolvido em tempo recorde e usa como base a pesquisa recomendada pela própria PubMed para artigos relacionados com a COVID-19”.

Leia Também

Curso on-line sobre nutrição e exercício físico com a chancela do GENEF

Questionário de diagnóstico e levantamento de necessidades de formação

Presidente da FSNS acredita que pandemia sublinha a necessidade de um SNS forte e universal

Recentes

Menu