Cuidados de Saúde PrimáriosFormação
0

Webinars fundamentais para se manter informado sobre a COVID-19

A Dr. Share, rede social médica que nasceu como espaço de acesso restrito a médicos no seio do site MGFamiliar, está a desenvolver um conjunto de webinars de grande interesse e interatividade centrados na temática da atual pandemia da COVID-19. No passado dia 19 realizou-se o webinar «Todos unidos contra a COVID-19» (ao qual pode assistir no final desta página) e já amanhã, dia 24, pelas 21h30, realiza-se o webinar «Unidos e organizados contra a COVID-19».

O impacto que esta pandemia já está a ter no nosso dia-a-dia é de uma dimensão tal que se tornou extremamente necessário adquirir novos conhecimentos, bem como torná-los acessíveis ao maior número de colegas, da forma mais rápida possível. Daí ter surgido a ideia de realizar estes webinars, para transmitir e partilhar conhecimentos e experiências, de modo a que os colegas se comecem a sentir mais confortáveis na abordagem destes doentes e na gestão da prática clínica”, explica Carlos Martins, professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e fundador da rede Dr. Share e do site MGFamiliar.

Se o primeiro webinar, divulgado no dia 19, esteve essencialmente focado em aspetos como a proteção dos profissionais de saúde face ao vírus e características da doença, o webinar de amanhã, dia 24 de março, terá outras preocupações em mente, esclarece Carlos Martins: “vamos refletir sobre a forma como as USF e UCSP se estão a adaptar e a reorganizar para lidar com este surto pandémico”. Para tal, muito contribuirá a visão de Luís Malheiro, especialista em doenças infecto-contagiosas do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia, que analisará do ponto de vista clínico a abordagem do doente com COVID-19 em Cuidados de Saúde Primários (CSP). “Sabemos que muitos destes doentes apresentam quadros ligeiros e serão seguidos em contexto de CSP. Mas temos de estar muito atentos, porque alguns deles evoluem para uma situação de pneumonia intersticial, de síndrome respiratória aguda e têm de ser rapidamente referenciados para cuidados hospitalares”, sublinha Carlos Martins.

Neste webinar será também valiosa a intervenção de Bernardo Vilas Boas, consultor da ARS Norte para a reorganização dos serviços e ex-presidente da USF-AN, que fará uma avaliação dos modelos organizativos nos CSP e da sua capacidade para se reformularem no sentido de lidarem com a pandemia. Segundo o fundador da rede Dr. Share, Bernardo Vilas Boas é alguém “que tem estado a colaborar com a ARS Norte na reorganização dos CSP durante o surto pandémico e que nos poderá ajudar a perceber o que é recomendado para cada USF e UCSP, como se podem organizar com vista a maximizar quer a segurança de pacientes e profissionais, quer a eficiência dos cuidados de saúde prestados aos doentes com COVID-19 e aos restantes utentes dos serviços”.

Leia Também

Doença aterosclerótica representa 11% das despesas com saúde em Portugal

Demência apresenta múltiplas faces que é preciso conhecer

Informação aos sócios

Recentes

Menu