Campanha do CAPA alerta para a necessidade de um bom controlo da asma

O Movimento CAPA – Cuidados Adequados à Pessoa com Asma – desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF e componente portuguesa do projeto internacional designado por ARC – Asthma Right Care, que conta o apoio de um vasto grupo de parceiros institucionais, iniciou no passado dia 5 de maio, Dia Mundial da Asma, uma campanha digital, intitulada «Asma a Vida!». Trata-se de uma campanha com materiais que serão divulgados semanalmente e que poderão ser úteis para sensibilizar as pessoas com asma e cuidadores, bem como alguns materiais de apoio aos profissionais.

Com esta iniciativa, o CAPA pretende fazer chegar mensagens fundamentais a todos os profissionais de saúde, pessoas com asma e cuidadores para um controlo efetivo da doença. Nesta fase pandémica, tais mensagens assumem especial significado, com a sintonia de todos a resultar num impacto favorável na saúde dos doentes.

A asma é uma doença respiratória crónica e continua a atingir mais de 700 mil portugueses, podendo mesmo provovar a morte em casos mais graves ou descompensados. O seu diagnóstico e controlo (com medidas não-farmacológicas e farmacológicas) são essenciais para uma boa qualidade de vida, totalmente livre de sintomas.

Leia Também

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

CaminhASMA convida-o a organizar uma caminhada e um peddy-paper em maio para despertar consciências relativamente à melhoria dos cuidados na asma

Reunião online aberta “Conversas sobre Investigação”: discussão de projetos, esclarecimento das novas Bolsas AICIB CSP e muito mais!

Recentes