Campanha do CAPA alerta para a necessidade de um bom controlo da asma

O Movimento CAPA – Cuidados Adequados à Pessoa com Asma – desenvolvido pelo Grupo de Estudos em Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF e componente portuguesa do projeto internacional designado por ARC – Asthma Right Care, que conta o apoio de um vasto grupo de parceiros institucionais, iniciou no passado dia 5 de maio, Dia Mundial da Asma, uma campanha digital, intitulada «Asma a Vida!». Trata-se de uma campanha com materiais que serão divulgados semanalmente e que poderão ser úteis para sensibilizar as pessoas com asma e cuidadores, bem como alguns materiais de apoio aos profissionais.

Com esta iniciativa, o CAPA pretende fazer chegar mensagens fundamentais a todos os profissionais de saúde, pessoas com asma e cuidadores para um controlo efetivo da doença. Nesta fase pandémica, tais mensagens assumem especial significado, com a sintonia de todos a resultar num impacto favorável na saúde dos doentes.

A asma é uma doença respiratória crónica e continua a atingir mais de 700 mil portugueses, podendo mesmo provovar a morte em casos mais graves ou descompensados. O seu diagnóstico e controlo (com medidas não-farmacológicas e farmacológicas) são essenciais para uma boa qualidade de vida, totalmente livre de sintomas.

Leia Também

Debate Dia Mundial MF 2022

Condições de trabalho, remuneração e contratação de MF têm de ser revistas

Presidente da APMGF analaisa contexto da MGF em Portugal

Presidente da APMGF analisa contexto atual da MGF no nosso país

Webinar Contratualização Diferido

Aceda ao webinar sobre a contratualização em diferido

Recentes

Menu