MGF sempre na linha da frente, mesmo em tempos de pandemia

Celebra-se hoje (19 de maio) o Dia Mundial do Médico de Família. Tradicionalmente, esta é uma data festiva para os médicos de família de todo o mundo, uma jornada em que saem para as ruas e em conjunto com as suas comunidades, em ações populares, celebram os valores e princípios basilares da Medicina Familiar, como a amplitude de conhecimento científico e clínico, a proximidade com o doente, a comunicação empática ou o respeito pelas famílias e suas especificidades (culturais, religiosas, morais, entre outras).

O ano de 2020 é contudo, singular, face a uma crise de saúde pública sem paralelo, que forçou os serviços e os profissionais de saúde a modificarem a sua forma de trabalhar e de interagir com a população. No presente, o distanciamento social é uma arma preventiva poderosa, talvez a mais eficaz medida de contenção que temos ao nosso alcance, forçando-nos a abdicar de atividades centradas em grandes massas e ajuntamentos.

Ainda assim, a Associação Portuguesa de Medicina Geral Familiar (APMGF), em parceria com a Organização Mundial de Colégios, Academias e Associações de Médicos de Família (WONCA), não vai deixar passar o dia em claro, tendo escolhido este ano para a efeméride o lema «Family doctors on the front line – Médicos de família na linha da frente», em alusão ao importante papel que estes profissionais estão a desempenhar, à escala global, no combate à pandemia de COVID-19, sem descurarem todos os restantes cuidados de saúde essenciais a milhões de pessoas. Assim, pedimos aos colegas que durante os próximos dias partilhem na nossa página de Facebook (www.facebook.com/APMGF/) ou de Instagram (www.instagram.com/apmgfoficial/) breves relatos de histórias que tenham vivido com os seus utentes, ou frases emblemáticas partilhadas por eles ou por outros colegas, que no fundo assinalem a mais-valia da relação médico-doente e o carácter indispensável dos médicos de família nesta era tão desafiante.

Estas experiências serão difundidas, com a hashtag #MGFnalinhadafrente, servindo de testemunho à importância da MGF, enquanto força mobilizadora para a luta contra o novo coronavírus.

Leia Também

Sessão «Fígado em análise» no 20º ENIJMF

O fígado reclama atenção no 20º Encontro Nacional de Internos e Jovens MF

Entrevista Dra. Ana Luísa Pereira

Entrevista realizada na 27ª Conferência Europeia da WONCA pela colega Ana Luísa Pereira

Entrevista da Dra. Catarina Capella

Entrevista realizada na 27ª Conferência Europeia da WONCA pela colega Catarina Capella

Recentes

Menu