GeraisInvestigação
0

INSA promove estudo sobre saúde mental e bem-estar em tempos de pandemia

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) está a promover um estudo para avaliar o impacto da COVID-19 na saúde mental e bem-estar dos profissionais de saúde e de outros profissionais que estão na primeira linha de combate à pandemia, assim como da população em geral. Os dados obtidos permitirão produzir recomendações que contribuam para a melhoria de respostas dos serviços de saúde aos problemas de saúde mental das populações.

Coordenado pelo Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis do INSA, o projeto Saúde Mental em Tempos de Pandemia (SM-COVID19) pretende avaliar dimensões consideradas relevantes em saúde mental, tais como bem-estar geral, auto-percepção do estado de saúde, stress, ansiedade, depressão, stress pós-traumático, consumos e adições, resiliência, presentismo, burnout e acesso aos serviços. À frente do projeto está a especialista em Saúde Pública Teresa Caldas de Almeida e o mesmo terá financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), ao abrigo do programa RESEARCH4COVID19.

A recolha de dados do projeto será realizada em três momentos distintos, entre maio e julho de 2020, através do preenchimento de um questionário online. Composto por 52 itens, o questionário demora cerca de 20 minutos a preencher, sendo garantida a confidencialidade e a anonimização de todas as respostas. Ao longo do trabalho, serão disponibilizados dados e análises preliminares no site do projeto.

Leia Também

Organizações do setor querem denunciar insuficiências do SNS

Termina hoje às 23h59 o prazo para submissão e nova plataforma exige processo atempado

Ordem dos Médicos vai avançar com orientações de boas práticas

Recentes

Menu