Debate Dia Mundial do Médico de Família 2022

Debate no Dia Mundial do MF irá expor desafios atuais e futuros dos médicos que estão sempre próximos para cuidar

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) vai realizar no âmbito do Dia Mundial do Médico de Família, a 19 de maio, um debate sobre o papel presente e futuro dos médicos de família (MF) no sistema de saúde e sobre as formas como estes profissionais podem contribuir para aumentar a proximidade dos serviços de saúde à população. Se quiser participar presencialmente inscreva-se aqui. A sessão será também transmitida on-line, nos meios digitais da APMGF. O debate terá lugar a partir das 18h00, no Hotel Eurostars Universal Lisboa (Parque das Nações), com as presenças da ministra da Saúde, Marta Temido, do bastonário da Ordem dos Médicos (Miguel Guimarães), do presidente da APMGF Nuno Jacinto e de Manuel Pizarro, eurodeputado e ex-secretário de Estado da Saúde. A moderação ficará a cargo da jornalista da área da Saúde Dulce Salzedas.

“A celebração do Dia Mundial do MF, a 19 de maio, é também uma forma de reforçar a necessidade de, em definitivo, valorizar e reconhecer o trabalho destes profissionais. Todos sabemos que o papel do MF é central nos sistemas de saúde, mas em Portugal não têm sido tomadas medidas que o traduzam na prática, muito pelo contrário – não é por isso de estranhar que o SNS seja cada vez menos atrativo para os MF, sendo particularmente difícil reter os jovens especialistas”, defende Nuno Jacinto.

Ainda de acordo com o dirigente associativo, “a comemoração desta efeméride, organizada pela APMGF e que tem como ponto central este debate alargado, servirá também para perspetivar soluções para o complicado cenário que atualmente vivemos, mostrando que a nossa Associação continua empenhada em promover a qualidade e segurança do exercício dos MF, apontando o caminho que deve ser trilhado no curto, médio e longo prazo”.

 

Leia Também

Conversas Investigação APMGF

Seja parte da conversa sobre investigação no dia 14 de dezembro!

Contribua para o conhecimento sobre a formação curricular em cuidados paliativos no internato de MGF

Participe no debate «Orçamento do Estado e Desafios para a Saúde em 2023» no dia 12 de dezembro!

Recentes

Menu