AssociaçãoFormaçãoGerais
Clube Leitura APMGF

Reflexões sobre a abordagem médica – cortesia de Tolstoi – na primeira sessão do Clube Leitura APMGF

A primeira sessão do Clube de Leitura APMGF, agendada para o dia 23 deste mês, estará focada na obra «A Morte de Ivan Ilitch», de Lev Tolstoi, com dinamização do médico de família Armando Brito de Sá. Trata-se de um trabalho incontornável sobre o tema da morte e o sentido da vida e, sem dúvida, uma referência ficcional russa do século XIX.

“É uma obra extraordinária, tanto na concisão, como na forma certeira em que toca os diferentes pontos da história. Li-o pela primeira vez na minha juventude e deixou marca”, sublinha Armando Brito de Sá, para quem “cabe ao leitor médico contemporâneo refletir sobre as diferenças de abordagem médica que entretanto se estabeleceram através da evolução tanto de aspetos científicos objetivos, como do ponto de vista da relação médico-doente. Nesse sentido esta obra transcende largamente o âmbito da MGF e torna-se relevante para a prática médica no seu conjunto”.

Embora reconheça não ser um especialista em Tolstoi, o dinamizador desta sessão recorda que “na época na qual os acontecimentos da história ocorrem ele vive algumas crises importantes do ponto de vista moral, religioso, ético e político. A forma como a novela evolui, entre o cómico e o trágico, reflete provavelmente essas mesmas crises”. Armando Brito de Sá sublinha, ainda, que a escrita de Tolstoi se inscreve “num modelo partilhado por outros nomes fundamentais da literatura russa do século XIX, em particular Dostoiévski e Tchékov. Do meu ponto de vista, o que ressalta destes três autores é a espantosa capacidade de observação do comportamento humano no seu melhor e no seu pior. «A Morte de Ivan Ilitch», para quem nunca tenha tido contacto com esta literatura, constituirá provavelmente uma excelente porta de entrada. Apesar da pequeníssima dimensão da obra, a profundidade, o rigor e a capacidade de observação permanecem intactas. Imagine então o leitor o que serão as obras de maior envergadura…”.

A participação no Clube de Leitura está sujeita a inscrição prévia, é gratuita para os sócios da APMGF e tem um custo de 35 euros para não sócios (valor que permite participar no ciclo integral de oito sessões). No final do ciclo, todos os participantes do Clube de Leitura que tenham assistido às sessões em direto receberão um diploma de participação entregue pela APMGF. Os participantes inscritos no clube que, por algum motivo, não possam estar presentes numa determinada sessão, terão a oportunidade de assistir à mesma em diferido, já que todas as sessões serão disponibilizadas em área reservada do site da Associação.

Leia Também

Mérito científico reconhecido no 20º ENIJMF

20º ENIJMF encarou de frente os grandes desafios que se colocam aos jovens médicos

Delegação de Castelo Branco da APMGF já tem liderança eleita

Recentes

Menu