AssociaçãoGeraisInvestigaçãoSNS

Prémio Hologic Saúde da Mulher já aceita candidaturas

O Prémio Hologic Saúde da Mulher, um prémio de investigação no valor de 12 mil euros, foi apresentado hoje (25 de maio) no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Pretende distinguir projetos científicos de excelência na área da saúde feminina.

Trata-se do primeiro prémio, em Portugal, que tem como objetivo abranger as diversas áreas que afetam a saúde da mulher e que conta com o apoio institucional da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), Associação Portuguesa de Investigação em Cancro (ASPIC), Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Sociedade Portuguesa de Contraceção (SPDC), Sociedade Portuguesa de Oncologia (SPO), Sociedade Portuguesa de Reumatologia (SPR) e Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS).

O lançamento foi marcado por uma conferência de apresentação, que se realizou em Lisboa, e que contou com a presença da professora e investigadora Maria do Carmo Fonseca, presidente do Instituto de Medicina Molecular de Lisboa João Lobo Antunes, cuja intervenção se centrou no tema “A Mulher na Investigação e a Investigação sobre a Mulher”.

O Prémio Hologic Saúde da Mulher pretende distinguir o melhor trabalho de investigação básica, cuja inovação e/ou contribuição tenha impacto na melhoria das condições de saúde das mulheres nas diversas áreas que mais as afetam. Os investigadores podem submeter a sua candidatura já a partir de hoje e até 31 de dezembro em www.premiosaudedamulher.pt. O projeto deve ser autónomo, em curso ou a ser proposto, desenvolvido pelo investigador numa instituição portuguesa.

A Comissão de Avaliação do Prémio Hologic Saúde da Mulher é constituída por representantes de cada uma das entidades parceiras referidas e da Hologic. Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de inovação, relevância, conceptualização e apresentação.

Da esquerda para a direita: Doutora Maria Guilhermina Pereira (APMGF), Prof. Doutor Carlos Pereira Alves (APDH), Prof.ª Doutora Maria do Carmo Fonseca (iMM), Emilio Hernandez (Responsável Relações Institucionais, Hologic), Prof. Doutor Jorge Lima (ASPIC), Prof. Doutor José Luís Passos Coelho (SPO).

 

Leia Também

Mérito científico reconhecido no 20º ENIJMF

UEMO censura governo português e a sua tentativa de substituir MF por indiferenciados

20º ENIJMF encarou de frente os grandes desafios que se colocam aos jovens médicos

Recentes

Menu