Sessão «Fígado em análise» no 20º ENIJMF

O fígado reclama atenção no 20º Encontro Nacional de Internos e Jovens MF

A Comissão de Internos de MGF da Zona Centro (CIMGFZC), em parceria com a organização do 20º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família, vai promover naquele evento a sessão «Fígado em análise». A sessão será moderada por Inês Laia (interna de MGF na USF Viriato e membro da CIMGFZC) e João Pestana (interno de MGF na USF Topázio e igualmente membro da CIMGFZC), contando com intervenções de Marco Raposo Pereira (interno de Gastroenterologia no Hospital Amato Lusitano – ULS Castelo Branco) e Gilberto Pires da Rosa (especialista em Medicina Interna e responsável pela Consulta de Doenças Autoimunes no Hospital Lusíadas Porto).

Durante a sessão far-se-á uma abordagem do utente com alterações de enzimologia hepática, matéria fundamental na medida em que a gestão de doentes com alterações hepáticas é frequente no quotidiano do médico de família. A mesa terá suporte em casos clínicos exemplificativos, sendo sobretudo uma experiência que se pretende prática, aberta à discussão e contributo de todos. Em primeira linha de análise estará, prevê-se, a tipologia de situações em que é forçoso solicitar estudo analítico, bem como a interpretação dos resultados e consequentes medidas em termos de referenciação e terapêutica.

“Enquanto CIMGFZC temos tido sempre em linha de conta as necessidades dos nossos internos e esta sessão não é diferente. Aliás, foram os internos de MGF da Zona Centro que votaram e escolheram o tema. Vão também ser consultados agora, relativamente a dúvidas que tenham em relação a este assunto na sua prática clínica, esperando-se que os palestrantes adequem os casos clínicos e os tópicos examinados a tais dúvidas”, explica Inês Laia. O objetivo final desta mesa é o de que os internos e jovens MF se sintam cada vez “mais confortáveis na abordagem destas alterações de enzimologia hepática”.

 

Leia Também

Conversas Investigação APMGF

Seja parte da conversa sobre investigação no dia 14 de dezembro!

Contribua para o conhecimento sobre a formação curricular em cuidados paliativos no internato de MGF

Participe no debate «Orçamento do Estado e Desafios para a Saúde em 2023» no dia 12 de dezembro!

Recentes

Menu