Sessão Doença Psiquiátrica Aguda

Doença psiquiátrica aguda em consulta de MGF suscita grandes desafios que serão debatidos no 20º ENIJMF

A Comissão de Internos do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) vai organizar, em conjunto com a APMGF e no decurso do 20º Encontro Nacional de Internos e Jovens Médicos de Família – 20º ENIJMF – a sessão «Patologia psiquiátrica aguda em MGF». Esta terá a moderação de João Freitas (interno no Centro de Saúde do Bom Jesus e membro da Comissão de Internos do SESARAM) e contará com os intervenientes Jéssica Martins, interna de MGF do 4º ano no Centro de Saúde da Camacha, Tiago Sardinha, interno de MGF do 4º ano no Centro de Saúde do Caniço e Joana Vieira, especialista em Psiquiatria do Serviço de Psiquiatria do SESARAM, que presidirá à mesa e responderá às dúvidas que de forma expectável surgirão.

“Em MGF temos de lidar muito com as questões de Saúde Mental e, na verdade, nunca nos sentimos francamente à-vontade para gerir sobretudo a patologia psiquiátrica aguda em contexto de consulta. Quando nos deparamos com estes episódios na urgência, quase sempre podemos contar com o apoio dos colegas psiquiatras mais ativamente, mas em sede de consulta de MGF nem sempre sabermos lidar com as situações”, reconhece João Freitas. Assim, o objetivo primordial desta sessão é o de “manter uma conversa com a colega da Psiquiatra convidada, para que esta possa, no fundo, nos guiar e aconselhar sobre a melhor forma de atuação perante determinadas situações psiquiátricas agudas”.

Ainda segundo João Freitas, a sessão será bastante interativa, esperando-se “que os colegas internos de MGF com assento na mesa exponham casos clínicos rápidos, relacionados com a patologia psiquiátrica aguda em contexto de consulta. Depois, a audiência é confrontada com várias hipóteses de atuação médica e poderá utilizar o televoto para selecionar a mais adequada, na sua opinião. Finalmente, a colega da Psiquiatra analisará as escolhas, dirá se concorda ou não com a tendência definida pelo televoto e explicará qual a estratégia mais correta para cada caso, com base na sua experiência”.

 

Leia Também

Filomena Correia – “As artes plásticas parecem ter um valor reconhecido na Saúde”

O SNS e a MGF cresceram a par da democracia e da igualdade de direitos e podem ajudar a proteger estes valores fundamentais

AICIB lança Bolsa AICIB CSP que visa promover a criação de estruturas em rede para investigação nos CSP

Recentes