Contribua para o mapeamento da prescrição social na Europa

O Grupo de Interesse sobre Prescrição Social e Orientação Comunitária da WONCA Europa solicita o apoio de todos os colegas no preenchimento de um questionário, destinado a fazer um mapa do estado atual da prescrição social em cuidados de saúde primários na Europa.

A prescrição social é uma de forma de oferecer aos doentes uma ponte para outras plataformas de apoio na comunidade, que os podem ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar. Múltiplos programas de prescrição social estão a ser implementados no Reino Unido e a ser adotados de um modo crescente em outros países europeus mas, apesar de tudo, as configurações e objetivos dos programas diferem, já que a prescrição social está em definitivo dependente do contexto, em particular dos recursos, oportunidades e arquiteturas dos sistemas de saúde em cada país e região.

Em consequência, persiste alguma confusão sobre o que significa prescrição social e, mais ainda, a prescrição social nem sempre é compreendida a 100% pelos próprios profissionais de saúde. Assim, o estudo proposto pelo mencionado Grupo de Interesse visa mapear no Velho Continente os programas consolidados de prescrição social e detalhar de que modo estão organizados. O questionário em causa pode ser preenchido em menos de 10 minutos e será útil para gerar conhecimento sobre uma vertente de atuação cada vez mais importante dos cuidados de saúde primários.

 

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Recentes