Grupo de Estudos em Medicina Centrada na Pessoa realiza workshop direcionado para a gestão do doente difícil

No passado dia 19 de dezembro, o Grupo de Estudos em Medicina Centrada na Pessoa da APMGF realizou para os médicos internos do 2º ano da Especialidade de MGF do ACeS Almada-Seixal, nas instalações do Centro de Saúde da Sobreda, um workshop de formação muito participado e interativo intitulado “O doente difícil e a Medicina Centrada na Pessoa”. Atuaram como formadores pelo Grupo de Estudos José Augusto Simões, Luiz Miguel Santiago, Maria Beatriz Morgado e Rita Lopes da Silva.

Segundo Luiz Miguel Santiago, “foi abordada a importância da prática da Medicina Centrada na Pessoa na gestão do doente difícil. No início, os internos deram informaticamente a sua definição de «doente difícil» acerca do que se processou discussão, versando o que na prática fariam com pessoas como estas”. Na sequência, os formadores deram exemplos e definições e discutiram-se casos clínicos, sempre na ótica daquilo que o Método Clínico Centrado na Pessoa pode proporcionar ao médico e à pessoa, facilitando o contacto e a consulta para um melhor resultado.

“Os formandos foram sendo orientados na descoberta das suas próprias respostas. A avaliação na ótica dos formadores foi excelente, referindo os formandos a utilidade do aprendido e apreendido, necessitando agora da prática do modelo que deveria ser introduzido mais cedo nas suas carreiras, senão mesmo em nível pré-graduado”, acrescenta Luiz Miguel Santiago.

 

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Recentes