Vem connosco descobrir a magia de ser Médico de Família

Sê bem-vindo à melhor especialidade do mundo. Sê bem vindo ao lugar mágico onde vais crescer como Médico de Família. A partir de hoje vais acordar todos os dias para ajudar os outros. Ouvir, tratar, acompanhar.

Diferentes pessoas. Recém-nascidos, adultos e idosos. Filhos, pais e avós. Famílias inteiras. Mas também pessoas isoladas, sós, mas que terão em ti o seu apoio. É esta a magia de ser Médico de Família. Terás na mesma sala de espera pessoas abastadas, remediadas e outras em que terás de fazer contas com elas para decidir o melhor tratamento. Pessoas viajadas e aquelas que deixaram casa, família e amigos para vir para um país desconhecido. Todas elas na mesma cadeira, no teu gabinete. É surpreendente, é a magia de ser Médico de Família.

Mas nem sempre a magia tem a simplicidade que nós gostaríamos. Não consegues com um golpe de magia reparar computadores ou impressoras com problemas ou fazer aparecer papel ou luvas quando mais precisas. Não consegues fazer desaparecer as filas, mudar as capas dos jornais ou as entrevistas que ouves.

Rapidamente passas de protagonista para figurante. De um papel central para um papel de suporte. Mas nunca te esqueças que está em ti a magia de colocar um sorriso naqueles que se cruzam contigo. Vais perceber que mesmo assim tens a capacidade de transformar o dia-a-dia em algo fantástico.

Chegaste a um lugar especial. A um espaço para crescer. A um local onde vais caminhar em equipa, com o teu orientador, com os restantes internos. Com outros Médicos de Família e com uma série de outros profissionais. Pessoas com os seus próprios dons e com quem vais aprender, mas a quem também vais ensinar. Colegas que só esperam a tua felicidade, e que esperam ser felizes contigo.

Chegaste a um lugar onde cada dia conta, cada dia marca. Cada dia tens a possibilidade de fazer a diferença. Magia. Ainda não sabes, mas já tens em ti a APMGF. A escolha que fizeste em ser Médico de Família significa que representas os nossos valores. Deixa-a crescer. Vem connosco.

 

Leia Também

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

CaminhASMA convida-o a organizar uma caminhada e um peddy-paper em maio para despertar consciências relativamente à melhoria dos cuidados na asma

Reunião online aberta “Conversas sobre Investigação”: discussão de projetos, esclarecimento das novas Bolsas AICIB CSP e muito mais!

Recentes