Sócios da APMGF têm desconto na pós-graduação «Governação em Saúde» da ENSP

A Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) vai organizar a primeira edição do curso de pós-graduação «Governação em Saúde», em parceria com a APMGF, a Fundação para a Saúde – SNS (FSNS), a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública e outras entidades nacionais do setor da saúde. Os associados das entidades parceiras, como é o caso da APMGF, têm 6% de desconto sobre o valor total do curso. Esta oferta formativa, coordenada por Paulo Boto, Victor Ramos e Luís Campos, é desenhada para responder às necessidades de profissionais de saúde com responsabilidades de liderança nos cuidados de saúde primários, hospitais, unidades locais de saúde, cuidados continuados integrados e cuidados paliativos. Pode recolher mais informação sobre o curso e candidatar-se através deste link, bem como aceder à brochura da pós-graduação. As inscrições devem ser submetidas até 12 de fevereiro de 2023 e a pós-graduação tem início previsto para 14 de março de 2023. Se precisar de informações ou ajuda na submissão de candidatura contacte o secretariado do curso.

O curso em causa integra as áreas da governação em saúde clínica, populacional e política em 80 sessões síncronas (160 horas) nas modalidades presencial e à distância, organizadas em workshops com formação em serviço e trabalho individual e em grupo, correspondendo a 20 ECTS. Destina-se, em especial, a profissionais de saúde com responsabilidades e funções de governação clínica e/ou de saúde populacional numa comunidade, designadamente membros dos conselhos clínicos e de saúde dos agrupamentos de centros de saúde (ACeS), diretores clínicos hospitalares e membros das suas equipas de direção clínica, coordenadores e líderes de unidades funcionais dos ACeS, diretores de serviços hospitalares ou de centros de responsabilidade integrada (CRI) e profissionais de saúde com responsabilidade de direção clínica em unidades de cuidados continuados integrados e em unidades de cuidados paliativos.

Este curso de pós-graduação surge integrado num ciclo de estudos especiais sobre governação da saúde (clínica e de saúde populacional) desenvolvido pela ENSP-NOVA em parceria com várias instituições, incluindo a APMGF. A parceria da APMGF com os promotores do curso é o primeiro passo de uma colaboração mais vasta, consubstanciada em protocolo entre a Associação e a ENSP-NOVA, com vista a dinamizar atividades formativas e científicas de valor inegável para a MGF e para os cuidados de saúde primários portugueses.

“Este será um curso de formação em exercício, para quem tem já responsabilidades de governação clínica e de saúde. Trata-se de um curso multi-profissional, destinado aos membros dos Conselhos Clínicos e de Saúde dos ACeS, mas que envolverá também certamente as direções dos hospitais e de estruturas dos cuidados continuados, por exemplo”, esclarece Victor Ramos, docente da ENSP-NOVA e presidente da FSNS. O mesmo responsável adianta que a formação procurará “desenvolver uma cultura, práticas e uma ciência aplicada a matérias de governação da saúde” junto de pessoas com responsabilidades em estruturas de saúde, mas “que não tiveram a oportunidade de receber até hoje educação formal nesta área”.

 

Leia Também

Conhecer o contexto, fatores de risco e consequências do erro médico é a melhor estratégia para o mitigar

Papel do tapentadol na gestão da dor crónica será analisado em Vilamoura

Posição da APMGF sobre a justificação de ausências ao trabalho de muito curta duração por motivo de doença

Recentes

Menu