No seu 40º aniversário, o Encontro Nacional dá início a uma nova secção, intitulada «Controvérsias em MGF». Neste espaço pretende debater-se temas que não são geradores de consenso no âmbito da Medicina Geral e Familiar.
O tema escolhido para esta primeira controvérsia são «Os novos rastreios oncológicos», no âmbito da implementação pelo governo de projetos-piloto para os novos rastreios ao cancro do pulmão, próstata e estômago. Durante a sessão, haverá ainda certamente tempo para storytelling acerca das controvérsias entre investigadores e para um período de debate com os colegas presentes, no sentido de tornar a sessão mais interativa.
Para rever a evidência disponível acerca desta temática e discutir as implicações que acarreta contaremos com a participação de Carlos Martins (chair do Grupo Coordenador da European Network for Prevention and Health Promotion in Family Medicine and General Practice – EUROPREV), Bruno Heleno (professor auxiliar da Unidade de Medicina Geral e Familiar da NOVA Medical School) e Sofia Baptista (professora auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e investigadora do CINTESIS). A moderação da sessão ficará a cargo de Margarida Cruz (membro da Direção Nacional da APMGF).