Utilize os materiais associados ao projeto VAX-TRUST que o podem ajudar a combater a hesitação vacinal

No âmbito do projeto europeu VAX-TRUST – Addressing Vaccine Hesitancy in Europe as investigadoras do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) Ana Patrícia Hilário e Joana Mendonça desenvolveram vários materiais, entre os quais se contam uma brochura com técnicas de motivational interviewing – as quais poderão ser utilizadas para promover a comunicação entre os profissionais de saúde e os pais com hesitação vacinal – e um manual acerca da utilização da técnica de motivational interviewing no contexto de hesitação vacinal. Estes suportes podem ser de extrema importância para especialistas em MGF que se deparem junto de famílias ou populações específicas com os desafios da hesitação vacinal.

Os materiais gerados neste contexto são pois destinados a médicos, enfermeiros, investigadores, docentes, alunos ou outros profissionais que pretendam obter mais conhecimento acerca dos principais desafios relativos à vacinação infantil em Portugal, da importância da comunicação como ferramenta-chave para lidar com a hesitação vacinal e das competências de comunicação eficazes no diálogo com pais hesitantes.

O VAX-TRUST é um projeto internacional que integra equipas de vários países – Bélgica, Finlândia, Itália, Portugal, Polónia, República Checa e Reino Unido – e visa explorar o fenómeno da hesitação vacinal de modo a produzirem-se recomendações baseadas em evidência, tanto a nível nacional como europeu.

 

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Recentes