Estudo vITaL ajudará a perceber o impacto da insuficiência cardíaca na vida dos doentes e cuidadores

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e o seu Grupo de Estudos de Doenças Cardiovasculares, em parceria com a Novartis, vêm convidá-lo a ser Embaixador do estudo vITaL, heart failure ImpacT on patients’ and caregivers’ Lives, junto dos seus doentes e cuidadores, estudo que se iniciou no passado dia 15 de setembro de 2023. Assim, pedimos a sua colaboração na divulgação e partilha do estudo vITaL junto dos seus doentes com Insuficiência Cardíaca (IC), para garantirmos o melhor recrutamento para este estudo. O estudo vITaL tem como objetivo medir a qualidade de vida, conhecimento da doença e potenciais limitações no dia-a-dia dos doentes e seus cuidadores, através de um questionário online. O preenchimento online por parte do doente e/ou seu cuidador demora apenas 15 minutos. A população do estudo a recrutar é de 375 doentes e 130 cuidadores.

Este projeto de investigação científica conta também com o apoio científico da Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC), do Núcleo de Enfermagem em Cardiologia (NEC), do Grupo de Estudos de Insuficiência Cardíaca da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (GEIC) e do Núcleo de Estudos de Insuficiência Cardíaca (NEIC).

Como sabe, a IC é responsável por 5% do total de mortes em Portugal Continental +20.000 anos de vida ajustados por incapacidade (DALY). Nas próximas duas décadas, espera-se que a carga da IC, medida em DALY, aumente em 28%. Estudos têm demonstrado que a educação e auto-cuidados do doente e seus cuidadores podem levar a uma maior adesão à terapêutica, resultando numa melhor gestão da doença e melhores outcomes. Contudo, a investigação sobre o impacto da IC nos doentes e cuidadores, medida através de patient and/or caregivers reported outcomes (PROs), ainda é limitada.

 

Leia Também

APMGF reitera que problema de urgências só será debelado com medidas de fundo e maior apoio aos CSP

Reunião online aberta “Conversas sobre Investigação”a 18 de junho!

Jornadas de MGF dos Açores fecham com mensagem de confiança nas capacidades do MF

Recentes