No âmbito do I Encontro de Grupos de Estudos da APMGF – evento inédito que congregará doze dos grupos de estudos da APMGF num só local, permitindo aos participantes criar o seu próprio road map formativo em Medicina Geral e Familiar – o Grupo de Estudos em Ecografia Point-of-Care (GEco) da APMGF vai realizar múltiplas ações de formação e atualização relacionadas com a ecografia point-of-care, internacionalmente designada de POCUS (point-of-care ultrasound).
“A ecografia point-of-care tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada, não só em especialidades hospitalares como na MGF e, tendo em conta a evolução que esta técnica tem tido nos últimos anos, vamos trazer a este I Encontro de Grupos de Estudos algumas sessões que poderão ajudar a esclarecer grande parte das dúvidas que os colegas possam ter relativamente à mesma”, refere Jonathan dos Santos, coordenador do GEco.
Assim, destaca-se desde logo a sessão «POCUS – passado, presente e futuro», preparada para a manhã do dia 17 de novembro. “Aqui, contaremos com o contributo de um colega sénior, que já presenciou a utilidade da ecografia point-of-care no passado e trará o seu testemunho. Em complemento, faremos o ponto da situação sobre como está a ser utilizada a POCUS hoje e o que se prevê que venha a acontecer no futuro”, sublinha o coordenador do GEco.
Na tarde do dia 17, o GEco promoverá mais três sessões plenárias. Na primeira, intitulada «Casos clínicos POCUS», serão partilhados casos em que na prática clínica a POCUS se revelou útil para especialistas em MGF. Mais tarde, será ainda possível a quem integra o Encontro familiarizar-se com «Equipamentos POCUS» e conhecer em maior detalhe a expansão da «POCUS pelo mundo», uma oportunidade para “perceber como se define a prática atual da POCUS em diversos países europeus e americanos”. A fechar o dia, o GEco propõe a participação no workshop «POCUS hands-on», no qual segundo Jonathan dos Santos os colegas poderão “ver de perto como se utilizam os equipamentos point-of-care nas múltiplas vertentes e para a visualização dos vários sistemas”.
De recordar ainda que no dia 16 de novembro, o GEco alia-se ao Grupo de Estudos em Diabetologia e ao Grupo de Estudos de Doenças Cardiovasculares para oferecer a sessão «A Diabetes Mellitus e as suas complicações macrovasculares».