O júri está preparado… para ouvir pitches criativos sobre investigação em CSP e atribuir 3 mil euros de apoio aos melhores projetos!

A Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) voltam este ano, no decurso do 41º Encontro Nacional de Medicina Geral e Familiar (MGF), a promover a sessão «Vende-nos o teu projeto», a realizar no dia 5 de abril, pelas 16h15, durante a qual serão apresentadas e discutidas as cinco propostas finalistas da iniciativa.

As candidaturas às bolsas, destinadas a impulsionar a inovação e investigação na área dos cuidados de saúde primários (CSP), podem ser apresentadas entre 12 e 26 de fevereiro de 2024 através deste formulário de candidatura e devem ser enviadas para o endereço apmgf@apmgf.pt. Pode e deve também consultar o regulamento e documento de contextualização das bolsas. Não serão consideradas candidaturas entradas após as 23h59 do dia 26 de fevereiro de 2024. Os cinco finalistas a convidar para o pitch em Albufeira serão previamente escolhidos de entre o total de candidaturas apresentadas.

Assim, no dia 5 de abril no Algarve e com a finalidade de “vender” o projeto de investigação aos mentores, cada proponente finalista disporá de cinco minutos para apresentar a ideia e desenho do estudo. Os cinco projetos finalistas serão analisados pelos membros do júri Armando Brito de Sá, Luiz Miguel Santiago, Ana Raquel Ramos e Catarina Resende de Oliveira (presidente da AICIB ou seu representante). As bolsas em questão destinam-se a apoiar a concretização de um projeto de investigação em qualquer tema que se enquadre na MGF. Serão atribuídas atendendo à originalidade, à pertinência do projeto para o doente/cidadão, unidade de saúde e sociedade, à metodologia e rigor científico e demais atributos de valorização na área da MGF e dos CSP.

Após as apresentações, caberá aos mentores discutir as propostas e cada um selecionará o projeto que apoiará. As decisões serão tomadas in loco pelos mentores durante a sessão «Vende-nos o teu projeto», que procurarão avaliar o mérito de cada ideia e o seu potencial impacto no desenvolvimento dos CSP, atribuindo aos três melhores projetos um cheque no valor de três mil euros e um programa de tutoria. Os dois projetos que não sejam selecionados pelos mentores serão contemplados com uma bolsa de investigação no valor de 1000 euros cada um e serão acompanhados na sua execução pelo Departamento de Investigação da APMGF.

 

Leia Também

Os workshops do 41º Encontro Nacional podem fazer a diferença na sua eficácia clínica!

Grupo de Estudos de Medicina Centrada na Pessoa promove workshop que o ajudará a lidar com doentes difíceis

O Departamento de Investigação da APMGF promove mais uma reunião aberta no dia 21 de fevereiro!

Recentes