AICIB e APMGF criam documento de apoio à constituição de Practice-Based Research Networks

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e a Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), através do seu Departamento de Investigação, pretendem contribuir para a promoção e desenvolvimento da investigação clínica em cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal, nomeadamente através da criação e desenvolvimento de infraestruturas de apoio à investigação clínica. Nesse sentido, e seguindo o modelo internacionalmente reconhecido das Practice-Based Research Networks (PBRNs), foi elaborado um documento de apoio à constituição de PBRNs em CSP em Portugal.

As PBRNs são redes de profissionais de unidades de CSP, que trabalham de forma colaborativa com académicos e/ou profissionais de outras unidades de cuidados de saúde, com uma missão e foco comum, desenvolver a investigação clínica em CSP de forma a melhorar a prestação de cuidados de saúde, proporcionar o acesso a tratamentos e intervenções e melhorar o estado de saúde da população.

A recente criação de unidades locais de saúde (ULS) é uma oportunidade para a criação e desenvolvimento de infraestruturas de apoio à investigação clínica em CSP e para a realização de estudos clínicos em CSP com o apoio dos Centros de Investigação Clínica já existentes a nível hospitalar. Será também criado um Observatório, em parceria com a APMGF, para acompanhamento dos projetos que forem constituídos.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Recentes