Desenvolver o potencial do MF na promoção dos estilos de vida saudáveis

Na manhã do dia 6 de abril poderá participar na sessão do 41º Encontro Nacional da APMGF intitulada “Intervenção prática em estilos de vida na consulta”. Esta mesa será moderada por André Reis (membro da Direção Nacional da APMGF) e terá como palestrantes Rosália Páscoa (médica de família na USF Homem do Leme, professora convidada da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina do Estilo de Vida – SPMEV) e Paulo Vitória (psicólogo da Ph+ Desenvolvimento de Potencial Humano).

Com esta sessão pretende-se fornecer aos colegas instrumentos práticos que lhes permitam ser mais eficazes na consulta, no que diz respeito ao aconselhamento de estilos de vida mais saudáveis. Deste modo, serão abordadas as ferramentas do SClínico à nossa disposição na consulta e de que forma “poderão ser o ponto de partida para o aconselhamento em diferentes pilares do estilo de vida”, explica Rosália Páscoa. Por outro lado, serão também abordadas técnicas práticas de comunicação que nos permitam ser mais eficazes nesta intervenção.

Paulo Vitória recorda que “os principais determinantes evitáveis das doenças crónicas e das perturbações da saúde mental são os estilos de vida e os comportamentos, com destaque para os big four health risks (tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo e dieta pobre). Mudar estes comportamentos deve ser um objetivo assumido por todos os médicos. A intervenção para mudar comportamentos implica mudanças na forma habitual da intervenção dos médicos”. Assim, na sua comunicação promete debater “alguns pressupostos e princípios destas mudanças e apresentar sugestões práticas inspiradas em especial na Entrevista Motivacional”.

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Recentes