AICIB lança Bolsa AICIB CSP que visa promover a criação de estruturas em rede para investigação nos CSP

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) está a lançar a Bolsa AICIB CSP, que visa financiar projetos de criação e desenvolvimento de estruturas de apoio à investigação clínica em cuidados de saúde primários (CSP) em Portugal. Serão atribuídas quatro bolsas no valor de 20.000€ cada e as candidaturas decorrem entre 25 de março e 31 de maio de 2024. O intuito é contribuir para a promoção e desenvolvimento da investigação clínica em CSP, com base numa rede colaborativa de profissionais, segundo o modelo de Practice-Based Research Networks (PBRNs).

As PBRNs são redes de profissionais de unidades de CSP, que trabalham de forma colaborativa com académicos, profissionais de outras unidades de cuidados de saúde e parceiros, com uma missão e foco comuns: realizar estudos clínicos de forma a melhorar a prestação de cuidados de saúde, proporcionar o acesso a tratamentos e intervenções e contribuir para otimizar o estado de saúde da população, com base em evidência do mundo real. A recente criação de Unidades Locais de Saúde (ULS) é uma oportunidade para a criação e desenvolvimento destas infraestruturas e para a realização de estudos clínicos em CSP com o apoio dos Centros de Investigação Clínica já existentes a nível hospitalar.

De acordo com Gil Correia, do Departamento de Investigação da APMGF, “este projeto tenciona revolucionar a investigação em Cuidados de Saúde Primários por permitir, pela primeira vez, a criação de estruturas em rede para investigação com funcionamento e estrutura definidas e semelhantes que permitam alavancar as capacidades de investigação locais”.

A bolsa em causa será formalmente apresentada por um elemento da AICIB e do Departamento de Investigação da APMGF na mesa-redonda sobre investigação a realizar no próximo 41º Encontro Nacional de MGF.

Regulamento Bolsa AICIB CSP

Formulário de Candidatura Bolsa AICIB CSP

Documento de apoio à constituição de redes de investigação baseadas na prática clínica (Practice-Based Research Networks – PBRNs) em cuidados de saúde primários em Portugal

 

Leia Também

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Garanta uma inscrição a preço reduzido para a 98ª Reunião da EGPRN

Comunicado APMGF

Comunicado – APMGF repudia reportagem da TVI que sugere falta de conhecimento dos médicos de família na área da Saúde Mental

Recentes