Pensar as ULS como fonte de inovação ao invés de disrupção

As Unidades Locais de Saúde (ULS) têm estado na ordem do dia, suscitando dúvidas e até receios entre os profissionais de saúde, face às mudanças que estão a introduzir e que irão desencadear na forma de trabalho das equipas e na articulação entre níveis de prestação de cuidados. Impõe-se, pois, um debate clarificador e é isso que lhe oferecerá o 41º Encontro Nacional da APMGF, na manhã do dia 4 de abril, através da mesa «ULS – Ganhar o Futuro».

A sessão será moderada por António Pereira (coordenador da USF Prelada e vice-presidente da Direção Nacional da APMGF) e terá as ilustres participações de António Correia de Campos (ex-ministro da Saúde), José Luís Biscaia (ex-membro da Coordenação Nacional dos CSP e ex-diretor executivo do ACeS Baixo Mondego) e Rubina Correia (médica de família e diretora clínica para os CSP na ULS Algarve).

De acordo com António Pereira, a sessão “proporcionará uma visão abrangente sobre os desafios e oportunidades enfrentados pela integração dos CSP e ULS. Serão explorados o nascimento, percurso e o impacto das Unidades Locais de Saúde (ULS) desde da decisão política até à implementação prática ao nível local. Teremos também a oportunidade de abordar os desafios atuais do sistema de saúde, discutindo o papel das ULS na sua resposta”.

O dirigente da APMGF acredita que está será “uma oportunidade única para uma discussão abrangente e profunda sobre o tema, fazendo uma reflexão sobre as políticas de saúde, a sua influência na configuração do sistema e como a experiência operacional pode aprimorar as políticas, visando uma prestação de cuidados de saúde mais eficiente e centrada no paciente. Promete ser um ponto de encontro crucial para todos os interessados em discutir os desafios atuais e explorar soluções inovadoras no âmbito das ULS”.

Leia Também

Inscrições no Curso «Nutrição e Alimentação em CSP» até 28 de abril

Príncipe de Elsinore, prisioneiro da mente

Dia Mundial do MF em 2024 será festejado (e ilustrado) com as melhores fotografias e vídeos enviados pelos colegas

Recentes