CaminhASMA convida-o a organizar uma caminhada e um peddy-paper em maio – Inscreva-se até 28 de abril (novo prazo)!

Durante o mês de maio o movimento CAPA (Cuidados Adequados à Pessoa com Asma) convida os profissionais de unidades de saúde e farmácias a aderirem à atividade “CaminhASMA – ganhar saúde passo a passo”, organizando nos seus locais de trabalho uma caminhada, subordinada ao tema da pessoa com asma. Esta iniciativa pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer a asma e as suas complicações, desmistificar mitos sobre a doença e procurar melhorar a adesão ao tratamento, aliado à realização de atividade física, na forma de uma caminhada, a levar a cabo durante o mês de maio de 2024 – mês em que se comemora o Dia Mundial da Asma (este ano, a 7 de maio). A caminhada em questão não tem distância nem população-alvo definida, ficando essa definição ao critério de cada organização local. Tal como em 2023, propomos também a realização de um peddy-paper como complemento à caminhada (para as organizações interessadas), para o qual forneceremos um guião. Os materiais ficarão ao encargo de cada organização local, mas serão de baixo custo e de fácil aquisição. Consulte, desde já, o Regulamento da CaminhASMA 2024.

Para participar na iniciativa, basta organizarem a caminhada na vossa unidade e enviarem e-mail para secretariaapmgf@apmgf.pt (com e-mail, morada da unidade, número de participantes – incluindo organização e data prevista para a caminhada) até ao dia 28 de abril de 2024 (novo prazo), para que possamos posteriormente enviar os materiais. Cada organização local terá direito a um certificado de participação na iniciativa. Serão, também, divulgados posteriormente os prémios associados à iniciativa. Para os colegas já integrados na iniciativa Walk with the doc, propomos a realização da caminhada do mês de maio, alusiva à pessoa com asma, informando-nos, da mesma forma, do interesse nos materiais.

O movimento CAPA é a componente portuguesa do projeto internacional Asthma Right Care, iniciado em quatro países membros do IPCRG (International Primary Care Respiratory Group), nos quais se inclui Portugal, através do GRESP – APMGF. Trata-se de um movimento social, que tem como objetivo principal consciencializar todos os profissionais de saúde, doentes e associações para a melhoria dos cuidados na asma e, consequentemente, para um melhor controlo da doença. Pretendemos criar oportunidades e capacidades para o diálogo entre os profissionais de saúde, e entre estes e os seus doentes, sobre o que são cuidados adequados para a pessoa com asma, os obstáculos na sua obtenção e as atitudes e comportamentos que podem ajudar as pessoas com asma a melhorar a sua qualidade de vida.

 

Leia Também

José Mendes Nunes – “A admiração pelo que é novo leva-nos a ignorar o que é antigo”

Participe na Conversa sobre Investigação agendada para o dia 17 de setembro!

Grupo de Estudos de Hematologia disponibiliza «Guia Prático de Hematologia nos CSP» – edição 2024

Recentes