A médica de família na USF Araceti e coordenadora do Grupo de Estudos de Doenças Respiratórias (GRESP) da APMGF, Cláudia Vicente, foi escolhida durante a 12ª Conferência Mundial do International Primary Care Respiratory Group (IPCRG) como presidente eleita da organização, com mandato a iniciar-se em 2026 (biénio 2026-2028).
O IPCRG é uma entidade que trabalha localmente nos cuidados primários e colabora globalmente para melhorar a saúde respiratória defendendo o acesso universal aos cuidados adequados. Para tal fim, trabalha no terreno com quem presta cuidados respiratórios na linha da frente, sejam médicos de família, enfermeiros, farmacêuticos ou outros profissionais. A organização congrega 38 organizações nacionais de cuidados respiratórios primários, abrangendo mais de 155.000 médicos de Medicina Familiar e outros profissionais de cuidados primários em todo o mundo. É igualmente uma comunidade de prática, colaborando globalmente na investigação e inovação respiratória, apostada na troca de experiências e aconselha regularmente a Organização Mundial da Saúde e a WONCA em matérias de saúde respiratória.
Cláudia Vicente será a segunda representante da MGF portuguesa na liderança do IPCRG, após a passagem bem sucedida de Jaime Correia de Sousa pela presidência do grupo entre 2016 e 2018.