8º Encontro de MF do Algarve: ocasião para partilhar práticas e enaltecer quem merece

O 8º Encontro de Médicos de Família do Algarve, organizado pela Delegação Distrital de Faro da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), reuniu perto de 90 inscritos em Vilamoura, para uma jornada de formação que contou com sessões plenárias e apresentação de comunicações livres.

Em destaque estiveram matérias como a investigação nos CSP, os cuidados primários integrados no modelo Unidade Local de Saúde (ULS), o impacto das tecnologias de informação e comunicação na saúde mental das crianças e jovens ou as mudanças impostas à prestação de cuidados pelas alterações climáticas, entre outros. “Os temas abordados foram muito diferentes do habitual e são muito relevantes para a nossa prática clínica. Na dimensão dos efeitos dos videojogos sobre as crianças e adolescentes, foi apresentado um interessante estudo que está a ser feito pela equipa de intervenção comunitária da Pedopsiquiatria aqui no Algarve. Também tenho de sublinhar a importância para os presentes da mesa sobre investigação em MGF e cuidados de saúde primários, para cuja dinâmica muito contribuiu o Departamento de Investigação da APMGF e na qual participou também ativamente a diretora clínica para a área dos cuidados de saúde primários da ULS Algarve, a Dr.ª Rubina Correia”, refere Joana Veloso Gomes, membro da Delegação Distrital de Faro da APMGF e da comissão científica e organizadora do encontro.

A representante da comissão organizadora avança que “o balanço deste 8º Encontro de MF é muito positivo” e adianta que dentro de algumas semanas a Delegação Distrital de Faro da APMGF pretende definir, desde já, uma data para a próxima edição do evento algarvio, para facilitar a vinda de mais colegas, mediante o calendário antecipado.

Um dos pontos altos da iniciativa foi, certamente, a entrega do Prémio Carreira em MGF no Algarve à Dr.ª Assunção Martinez, sendo esta a primeira vez que foi atribuída tal distinção pela Delegação Distrital de Faro da APMGF. Joana Veloso Gomes recorda: “foi um momento muito emotivo para todos. A Dr.ª Assunção Martinez já foi inclusive condecorada pela Ordem dos Médicos, mas disse-nos que este prémio tem um sabor especial, porque no fundo acaba por ser uma distinção que vem dos pares, pessoas que trabalharam com ela de forma próxima e sabem com exatidão o percurso que teve e o investimento que fez na MGF no Algarve. É alguém que mostrou uma grande entrega aos utentes e aos colegas, formadora de novos especialistas durante muitos anos e presidente da ARS do Algarve”. O Prémio Carreira em MGF no Algarve irá ter continuidade em edições futuras do encontro, face à justiça de princípios que encerra em si, como explica Joana Veloso Gomes: “no passado tínhamos já pensado nesta ideia, que acabou por ficar um pouco de lado. Este ano, contudo, estávamos certos de que teria de arrancar, na medida em que os nossos colegas com experiência e carreira feita que demonstraram um contributo essencial para a MGF no Algarve merecem este tipo de condecoração. Não se trata de uma questão de vaidade, mas antes do reconhecimento pelo trabalho desenvolvido por nós, médicos de família, muitas vezes em condições difíceis”.

Prémios Científicos do 8º Encontro de Médicos de Família do Algarve

 

Menção Honrosa

Comunicação Livre – Relato de prática

«Ser cuidador na demência»

Mafalda Aveiro, Lara Canarias, Inês Simão, Ulyana Pidhirn, André Martins

(USF Ossónoba)

Prémio

Comunicação Livre – Relato de caso

«A culpa é do mosquito! Um caso de Dengue no Algarve»

Inês Massano Simão¹, Lara Leal Canarias¹, Melanie Azeredo²

(¹USF Ossónoba, ²USF Al-Gharb)

Prémio

Poster

«Púrpura de Schamberg»

Christian Freire Lopes, Tiago Silva, Nelson Brito, Joana Sarafana

(USF Quarteira)

Leia Também

APMGF reitera que problema de urgências só será debelado com medidas de fundo e maior apoio aos CSP

Inscreva-se no curso e-learning de Introdução à Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção

Reunião online aberta “Conversas sobre Investigação”a 18 de junho!

Recentes