A primeira edição do Encontro de Outono expõe em Fátima a robustez da MGF

O Encontro de Outono APMGF – modelo que reúne numa só ocasião a reunião anual dos grupos de estudos da APMGF e o Encontro de Internos de MGF e Jovens Médicos de Família – está a demonstrar logo na sua primeira edição um grande dinamismo e capacidade de atração, ao conseguir trazer até Fátima mais de 500 inscritos. A organização recebeu também mais de 200 submissões de comunicações orais e posters, facto de comprova que este passa ser um evento incontornável na partilha de saber e investigação em MGF.

No arranque dos trabalhos, o bastonário da Ordem dos Médicos (OM), Carlos Cortes, constatou que a APMGF “tem de facto tido ao longo dos anos uma forte perspetiva técnico-científica e formativa. Aquilo que Associação tem feito, em termos de divulgação do conhecimento e de troca de saberes, em reuniões como esta, é excelente. Confesso também a minha agradável surpresa quando percebi o número de grupos de estudo que a APMGF tem. É impressionante e mostra que os médicos de família e a MGF estão a encontrar o seu próprio caminho, que não depende de mais ninguém”.

O bastonário da OM aproveitou também para deixar uma mensagem importante a todos os presentes: “estou muito preocupado com o andamento da reforma dos CSP. Existe aqui um grande risco, porque a mesma não está a ser uma integração dos cuidados de saúde, mas antes uma integração da gestão dos cuidados de saúde. É preciso que estejamos alerta”.

A co-presidente do Encontro de Outono, Ana Luís Pereira, assume que este novo evento da Associação é um fórum que procura potenciar toda a atividade científica que é desenvolvida quer pelos grupos de estudos, quer pelas comissões de internos, dando-lhes um espaço onde estas estruturas possam mostrar todo o trabalho que é desenvolvido ao longo do ano. A responsável explica ainda que a iniciativa consegue oferecer aos participantes “conteúdos em áreas muitos distintas e formatos igualmente distintos e permite que os médicos de família, em fases diferentes da sua carreira, com diferentes aptidões, consigam encontrar aqui oportunidades formativas”. É ainda um local onde “pessoas que partilham os mesmos interesses podem trocar ideias e formar parcerias”, consubstanciando aquilo que em hoje em dia é indispensável em qualquer atividade clínica e cientifica, o networking.

O presidente da APMGF, Nuno Jacinto, sublinhou que este “é um evento muito diversificado e inovador, pela circunstância de juntar no mesmo espaço tantos grupos de estudos e comissões de internos. Tal possibilita criar um programa onde cada participante pode escolher o seu próprio percurso. Na verdade, tudo isto mostra que a APMGF é uma Associação que não se conforma, que se inquieta, que procura inovar e não fica acantonada”.

Leia Também

Membros do GEST publicam artigo no Expresso no qual exigem melhor planeamento para o SNS

APMGF e AICIB promovem sustentabilidade de projetos de investigação nos CSP

Quase 80% dos portugueses com 85 ou mais anos já foram vacinados contra a gripe

Recentes